sexta-feira, 26 de março de 2021

MATERIAIS - SEMANA DE 29/03 A 31/03


 ATENÇÃO!


Prezados Pais,

Disponibilizamos o arquivo com as fichas das atividades que serão usadas na próxima semana. Pedimos, por gentileza, que esse material seja impresso até 2ª feira, dia 29/03.




Agradecemos a parceria e a colaboração!

Ótimo fim de semana para todas as famílias!

Equipe do Pré I












26/03- SEXTA-FEIRA

 




AS ATIVIDADES A SEGUIR SERÃO REALIZADAS EM AULA SÍNCRONA COM A PROFESSORA.


1º MOMENTO

 

👉VAMOS RELEMBRAR OS NOMES DOS AMIGOS DA NOSSA TURMA? CLIQUE NO LINK DA CHAMADA DA SUA TURMA!


PRÉ I A - MANHÃ

PRÉ I B - TARDE


2º MOMENTO


ASSUNTO

  • CONFECÇÃO DE BILBOQUÊ


CAMPO DE EXPERIÊNCIA

  • CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

  

OBJETIVOS

  • DESENVOLVER A COORDENAÇÃO MOTORA FINA, A CRIATIVIDADE E A CONCENTRAÇÃO.
  • ACERTAR A TAMPINHA NA GARRAFA PET, APENAS BALANÇANDO A MÃO.

 

ATIVIDADE PROPOSTA:


👉 PEÇA A AJUDA DE UM FAMILIAR PARA PREPARAR SUA GARRAFA PET, CORTANDO-A DE ACORDO COM A IMAGEM ABAIXO. VOCÊ TERÁ UMA "TAÇA"! LEMBRE-SE DE DEIXÁ-LA COM A TAMPINHA.


👉 EM SEGUIDA, AMASSE UMA FOLHA DE JORNAL OU DE REVISTA E FAÇA UMA BOLINHA. 

PEGUE UM PEDAÇO DE BARBANTE E AMARRE-O NA BOLINHA DE PAPEL. PRENDA A OUTRA PONTA DO BARBANTE NO BICO DA GARRAFA. 




👉 VOCÊ MONTOU UM BILBOQUÊ! AGORA, DIVIRTA-SE BRINCANDO! 

PARA ISSO, VOCÊ DEVERÁ SEGURAR SUA TAÇA PELA PARTE DA TAMPINHA E  TENTAR ENCAIXAR A BOLINHA DENTRO DELA, LANÇANDO-A.


3º MOMENTO

ASSUNTOS

  • HISTÓRIA: VOCÊ ESCOVOU OS DENTES HOJE?, DE ADALBERTO CORNAVACA.
  • HIGIENE BUCAL.

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIA

  • ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
  • O EU, O OUTRO E O NÓS


OBJETIVOS


ATIVIDADES PROPOSTAS

👉OBSERVE AS IMAGENS A SEGUIR E RELEMBRE A HISTÓRIA CONTADA ESTA SEMANA. 



👉DUDU E SOFIA APRENDERAM QUE É MUITO IMPORTANTE ESCOVAR OS DENTES!

AGORA, DESENHE OS DOIS PERSONAGENS EM SUA FICHA DE ATIVIDADE. LEMBRE-SE DE PINTAR COM MUITO CAPRICHO!






 4º MOMENTO


ASSUNTO

  • PROJETO PINTURAS E COLAGENS 


CAMPO DE EXPERIÊNCIA

  • TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS

OBJETIVOS

  • DESPERTAR A CURIOSIDADE E O GOSTO PELAS ARTES VISUAIS, BEM COMO CONHECER MATERIAIS E SUPORTES PARA A PRODUÇÃO DE ARTE.
  • PRODUZIR TRABALHOS ARTÍSTICOS, UTILIZANDO A LINGUAGEM DO DESENHO, DA PINTURA, DA COLAGEM E DA CONSTRUÇÃO.
  • DESENVOLVER A IMAGINAÇÃO, A CRIATIVIDADE, A ATENÇÃO, A CONCENTRAÇÃO, A EXPRESSÃO ARTÍSTICA, A PERCEPÇÃO VISUAL, A NOÇÃO ESPACIAL ETC.
  • EXERCITAR A HABILIDADE MOTORA.
  • EXPLORAR CORES E TRAÇADOS FEITOS A PARTIR DE BARBANTE MOLHADO EM TINTAS DE DIVERSAS CORES.

 

ATIVIDADES PROPOSTAS

 

👉 VAMOS CRIAR UMA OBRA DE ARTE DIFERENTE?

COLE PEDAÇOS DE FITA CREPE ESPALHADOS EM UMA FOLHA OU CRIE DESENHOS.

DEPOIS, PINTE A FOLHA TODA COM GUACHE. 

DEIXE SECAR E, POR FIM, RETIRE AS FITAS DO PAPEL.VEJA QUE LINDA OBRA VOCÊ FEZ!


Pin em Artes



ATIVIDADE PARA SER REALIZADA COM A FAMÍLIA - MOMENTO ASSÍNCRONO. 
















quinta-feira, 25 de março de 2021

25/03- QUINTA-FEIRA







AS ATIVIDADES A SEGUIR SERÃO REALIZADAS EM AULA SÍNCRONA COM A PROFESSORA.

1º MOMENTO

 👉 VAMOS RELEMBRAR OS NOMES DOS AMIGOS DA NOSSA TURMA? CLIQUE NO LINK DA CHAMADA DA SUA TURMA!


PRÉ I A - MANHÃ

PRÉ I B - TARDE


2º MOMENTO


ASSUNTO

  • DESAFIO DOS POTES


CAMPO DE EXPERIÊNCIA

  • ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

 

OBJETIVOS

  • DESENVOLVER A PERCEPÇÃO TÁTIL.
  • EXPLORAR MATERIAIS E RECONHECÊ-LOS DE OLHOS VENDADOS.


ATIVIDADE PROPOSTA

👉PEÇA PARA UM ADULTO SEPARAR DIVERSOS POTES PLÁSTICOS QUE TENHAM TAMPA. VOCÊ PRECISARÁ DE VÁRIOS!

PRIMEIRO, QUE TAL CONTAR QUANTOS POTES HÁ?

DEPOIS, OBSERVE-OS BEM. ELES TÊM O MESMO TAMANHO? HÁ POTES MAIORES? HÁ POTES MENORES? HÁ POTES LEVES? PESADOS? UM CABE DENTRO DO OUTRO? EXPERIMENTE...

EM SEGUIDA, VOCÊ FECHARÁ SEUS OLHOS... E O ADULTO IRÁ DESTAMPAR TODOS OS POTES! TAMBÉM, IRÁ MISTURAR TUDO! PARECERÁ UMA BAGUNÇA!

O SEU DESAFIO SERÁ, ENTÃO, COLOCAR AS TAMPAS EM CADA UM DOS POTES! PROCURE BEM... TESTE AS POSSIBILIDADES... MAS SÓ VALE SE TAMPAR DIREITINHO!

E, NO FINAL, FAÇA UMA PILHA DE POTES BEM COMPRIDA!






3º MOMENTO


ASSUNTO

  • PROJETO IDENTIDADE 


CAMPO DE EXPERIÊNCIA

  •  O EU, O OUTRO E O NÓS

 

OBJETIVOS

  • CONSTRUIR A IDENTIDADE, VALORIZANDO A CRIANÇA E A SUA HISTÓRIA.
  • FAVORECER A INTERAÇÃO GRADATIVA COM O GRUPO E COM E PROFESSORA.
  • CRIAR CONDIÇÕES PARA AS CRIANÇAS CONHECEREM, DESCOBRIREM E RESSIGNIFICAREM NOVOS SENTIMENTOS, VALORES, IDEIAS, COSTUMES E PAPÉIS SOCIAIS.
  • TRABALHAR A AUTOESTIMA.
  • CONSTRUIR A IMAGEM DO PRÓPRIO CORPO.

 

ATIVIDADE PROPOSTA

👉 ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR.




👉 TODO MUNDO É DIFERENTE E É ESPECIAL JUSTAMENTE POR ISSO! VAMOS ATÉ O ESPELHO PARA OBSERVAR NOSSAS CARACTERÍSTICAS?

QUAL É A COR DO SEU CABELO? COMO ELE É? E QUAL É A COR DOS SEUS OLHOS?

 

👉 EM NOSSA FICHA DE ATIVIDADE, VAMOS PREENCHER OS DESENHOS COM AS NOSSAS CARACTERÍSTICAS.



4º MOMENTO

ASSUNTO

  • RETOMADA DA HISTÓRIA: VOCÊ ESCOVOU OS DENTES HOJE?
  • CONFECÇÃO DE PERSONAGEM DA HISTÓRIA


CAMPO DE EXPERIÊNCIA

  • ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
  • O EU, O OUTRO E O NÓS
  • CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

 

OBJETIVOS

  • DESENVOLVER O INTERESSE PELA LEITURA.
  • EXPLORAR A ORALIDADE E AMPLIAR O VOCABULÁRIO.
  • POSSIBILITAR O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE. 


ATIVIDADES PROPOSTAS

👉 ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO E CONHEÇA UMA NOVA VERSÃO DA MÚSICA OS DEDINHOS




👉 AGORA, CRIE UM DOS PERSONAGENS DA HISTÓRIA DESTA SEMANA USANDO O CONTORNO DE SUA MÃO. DEPOIS, COM MUITO CAPRICHO, FAÇA UM CENÁRIO. 





ATIVIDADE PARA SER REALIZADA COM A FAMÍLIA - MOMENTO ASSÍNCRONO. 


5º MOMENTO


ASSUNTO

  • QUE TAL BRINCAR?


CAMPO DE EXPERIÊNCIA

  • CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

 

 OBJETIVOS

  • DESENVOLVER A COORDENAÇÃO MOTORA AMPLA.
  • ESTIMULAR AS HABILIDADES DE ESCUTA E OBSERVAÇÃO, RELACIONADAS AO DESENVOLVIMENTO DA ATENÇÃO.


ATIVIDADE PROPOSTA


👉ESCRAVOS DE JÓ

COM ALGUNS POTES PEQUENOS, VAMOS FAZER UMA BRINCADEIRA, QUE É “ESCRAVOS DE JÓ”.

VEJA, NO VÍDEO, COMO ELA DEVE SER FEITA! BOA DIVERSÃO A TODOS!










 

quarta-feira, 24 de março de 2021

24/03- QUARTA-FEIRA




AS ATIVIDADES A SEGUIR SERÃO REALIZADAS EM AULA SÍNCRONA COM A PROFESSORA.

 

1º MOMENTO

 

👉 VAMOS RELEMBRAR OS NOMES DOS AMIGOS DA NOSSA TURMA? CLIQUE NO LINK DA CHAMADA DA SUA TURMA!


PRÉ I A - MANHÃ

PRÉ I B - TARDE


2º MOMENTO


ASSUNTOS 

  • NOÇÃO DE GRANDEZA: CURTO, COMPRIDO E DO MESMO TAMANHO.

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIA

  •  ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES.


OBJETIVOS

  • DESENVOLVER AS HABILIDADES DE OBSERVAÇÃO, PERCEPÇÃO VISUAL.


ATIVIDADES PROPOSTAS

 

👉  PEÇA A AJUDA DE UM FAMILIAR E CORTE SEUS TRÊS CANUDINHOS OU PALITOS DE CHURRASCO EM DIFERENTES TAMANHOS.

DEPOIS, SEPARE O CANUDINHO/ PALITO DE CHURRASCO MAIS CURTO

EM SEGUIDA, SEPARE O MAIS COMPRIDO

PARA FINALIZAR, ARRUME TODOS EM UMA FILA, COMEÇANDO PELO MAIS CURTO E TERMINANDO PELO MAIS COMPRIDO.

 

👉 OBSERVE A FIGURA ABAIXO. 

QUAL É A LINHA MAIS CURTA?

QUAL É A LINHA  MAIS COMPRIDA?

 




 👉 VAMOS COMPARAR OS CABELOS DAS MENINAS DA IMAGEM ABAIXO? 



AGORA, OBSERVE OS COMPRIMENTOS DOS CABELOS DOS AMIGOS DA CLASSE. QUAIS SÃO COMPRIDOS? QUAIS SÃO CURTOS?

 

👉OBSERVE OS VESTIDOS DA VITRINE DE UMA LOJA. 

QUAL É A COR DO VESTIDO MAIS CURTO? 

QUAL É A COR DO VESTIDO MAIS COMPRIDO?

 

👉AGORA, VAMOS FAZER A ATIVIDADE DA FICHA IMPRESSA. 

NESTA ATIVIDADE, VOCÊ DEVERÁ PINTAR DE VERDE A TOALHA MAIS CURTA E COLAR PAPEL PICADO NA TOALHA MAIS COMPRIDA.

 



3º MOMENTO


ASSUNTOS

  • HISTÓRIA: VOCÊ ESCOVOU OS DENTES HOJE?, DE ADALBERTO CORNAVACA.
  • HIGIENE BUCAL


CAMPOS DE EXPERIÊNCIA
  • ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
  • O EU, O OUTRO E O NÓS

 

OBJETIVOS

  • VALORIZAR O NOSSO CORPINHO.
  • APRENDER A CUIDAR DO PRÓPRIO CORPO.
  • COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DE CUIDAR DA HIGIENE DO CORPO E DA BOCA.


ATIVIDADES PROPOSTAS

👉 ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO E RELEMBRE A HISTÓRIA VOCÊ ESCOVOU OS DENTES HOJE?.



👉ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR E CONHEÇA A MÚSICA RATINHO ESCOVANDO OS DENTES. 




👉 VIMOS, NO VÍDEO, QUE OS RESTOS DE COMIDA GRUDAM NOS DENTES E CAUSAM CÁRIES, DOR E ESTRAGAM OS DENTINHOS. FOI EXATAMENTE ISSO QUE ACONTECEU NA HISTÓRIA DA SEMANA!

1- E VOCÊ, TEM ESCOVADO OS DENTES DIREITINHO PARA NÃO TER ESSE PROBLEMA?

2- VOCÊ VAI AO DENTISTA? SABIA QUE ELE É SEU AMIGO, PORQUE AJUDA NOS CUIDADOS COM OS DENTES.


4º MOMENTO


ASSUNTO

  • DESAFIO DO ELÁSTICO

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIA

  • CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

OBJETIVOS

  • MANUSEAR ELÁSTICOS E UMA LATA VAZIA.
  • ENCONTRAR MANEIRAS DE ENCAIXAR OS ELÁSTICOS NA LATA, EXERCITANDO, ASSIM, A COORDENAÇÃO MOTORA E CONCENTRAÇÃO.

 

ATIVIDADE PROPOSTA

👉 REALIZE MOVIMENTOS DIVERSOS COM AS MÃOS E TESTE DIFERENTES POSSIBILIDADES PARA ENCAIXAR OS ELÁSTICOS NA LATA.

👉 VAMOS BRINCAR?






ATIVIDADE PARA SER REALIZADA COM A FAMÍLIA - MOMENTO ASSÍNCRONO. 


5º MOMENTO


ASSUNTO

  • QUE TAL BRINCAR?


CAMPO DE EXPERIÊNCIA

  • CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

 

OBJETIVOS

  • DESENVOLVER A COORDENAÇÃO MOTORA AMPLA.
  • ESTIMULAR AS HABILIDADES DE ESCUTA E OBSERVAÇÃO, RELACIONADAS AO DESENVOLVIMENTO DA ATENÇÃO.


ATIVIDADE PROPOSTA


👉 QUENTE-FRIO

ESTA BRINCADEIRA PODERÁ SER REALIZADA HAVENDO DOIS PARTICIPANTES. MAS, VOCÊ SABE... QUANTO MAIS GENTE, MELHOR!

PEÇA PARA UM ADULTO ESCOLHER UM OBJETO. ESCOLHA, TAMBÉM, UMA PESSOA QUE DEVERÁ ESCONDÊ-LO. COMBINEM EM QUAL AMBIENTE DA CASA O OBJETO PODERÁ SER ESCONDIDO.

TODOS OS PARTICIPANTES SE DIRIGEM A ESSE AMBIENTE DA CASA E FECHAM OS OLHOS. A PESSOA QUE ESTÁ COM O OBJETO ESCONDE-O E, QUANDO ESTIVER PRONTO, PEDE A TODOS QUE ABRAM OS OLHOS E COMECEM A PROCURAR, CAMINHANDO PELO LOCAL.

SE ALGUÉM ESTIVER LONGE DE ONDE ESTÁ ESCONDIDO O OBJETO, QUEM O ESCONDEU DIRÁ: “ESTÁ FRIO!” SE ALGUÉM SE APROXIMAR DO LUGAR ONDE ESTÁ O OBJETO, QUEM O ESCONDEU DARÁ A PISTA: “ESTÁ QUENTE!” AS DICAS PODERÃO VARIAR, TAMBÉM: “ESTÁ MORNO!” (QUASE QUENTE, QUASE PERTO) OU “ESTÁ GELADO!” (MUITO FRIO, BEM LONGE DO OBJETO).

QUEM ACHAR O OBJETO PRIMEIRO PODERÁ ESCONDÊ-LO, NA PRÓXIMA RODADA, PARA OS OUTROS ACHAREM.

BOM DIVERTIMENTO!











 

terça-feira, 23 de março de 2021

23/03- TERÇA-FEIRA






AS ATIVIDADES A SEGUIR SERÃO REALIZADAS EM AULA SÍNCRONA COM A PROFESSORA.


1º MOMENTO

 

👉 VAMOS RELEMBRAR OS NOMES DOS AMIGOS DA NOSSA TURMA? CLIQUE NO LINK DA CHAMADA DA SUA TURMA!

PRÉ I A - MANHÃ

PRÉ I B - TARDE


2º MOMENTO


ASSUNTO

  • UMA ESCOVAÇÃO CAPRICHADA!
  • HISTÓRIA: VOCÊ ESCOVOU OS DENTES HOJE?, DE ADALBERTO CORNAVACA


CAMPO DE EXPERIÊNCIA

  • ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
  • O EU, O OUTRO E O NÓS

 

OBJETIVOS

  • VALORIZAR O NOSSO CORPO.
  • APRENDER A CUIDAR DO PRÓPRIO CORPO.
  • COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DE CUIDAR DA HIGIENE DO CORPO.


ATIVIDADES PROPOSTAS

👉 VAMOS RELEMBRAR A HISTÓRIA DA SEMANA?




👉AGORA, VÁ AO BANHEIRO... PEÇA PARA UM ADULTO AJUDÁ-LO A SEPARAR TUDO O QUE SERÁ NECESSÁRIO PARA FAZER UMA BELA ESCOVAÇÃO! DIGA OS NOMES DOS OBJETOS E PRODUTOS QUE VOCÊ USA (ESCOVA DE DENTES, CREME DENTAL, FIO DENTAL, ENXAGUANTE BUCAL).

 

ASSISTA, NOVAMENTE, AO VÍDEO JACARELVIS E DE SEUS AMIGOS. PRESTE BASTANTE ATENÇÃO EM COMO FAZER UMA ESCOVAÇÃO CAPRICHADA!

E, ENTÃO... ESCOVE SEUS DENTES, ACOMPANHANDO OS PERSONAGENS!

 



👉 AGORA, PENSANDO EM TUDO QUE VOCÊ COSTUMA USAR NO MOMENTO DA ESCOVAÇÃO DE SEUS DENTES,  COMPLETE A FICHA DA ATIVIDADE A SEGUIR. 

   VOCÊ PODERÁ DESENHAR OS ITENS UTILIZADOS NA ESCOVAÇÃO OU, SE PREFERIR, PODERÁ PROCURAR EM REVISTAS, RECORTAR E COLAR. 


3º MOMENTO

 

ASSUNTO

  • CONTAGEM

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIA


OBJETIVOS

 

ATIVIDADES PROPOSTAS


👉 ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR E CONHEÇA UMA VERSÃO DIFERENTE DA MÚSICA  INDIOZINHOS. 



 

👉 AGORA, VAMOS CONTAR QUANTOS ANIMAIS APARECEM NAS PÁGINAS DA HISTÓRIA? 

 





AULAS ESPECIALIZADAS


PRÉ I A

10H20 - EDUCAÇÃO FÍSICA

11H20 - ENSINO RELIGIOSO 

(EXCEPCIONALMENTE HOJE: AULA COM A PROFESSORA REGENTE- VIDE AVISO ACIMA)


PRÉ I B

13H20 - EDUCAÇÃO FÍSICA

13H50 - ENSINO RELIGIOSO 

(EXCEPCIONALMENTE HOJE: AULA COM A PROFESSORA REGENTE- VIDE AVISO ACIMA)


ATIVIDADE PARA SER REALIZADA COM A FAMÍLIA - MOMENTO ASSÍNCRONO. 


4º MOMENTO


ASSUNTO

  • QUE TAL MEXER O CORPO? VAMOS BRINCAR DE SALADA, SALADINHA!


CAMPO DE EXPERIÊNCIA

  • CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS


OBJETIVOS

  • DESENVOLVER A COORDENAÇÃO DE BRAÇOS E PERNAS.
  • REALIZAR OS MOVIMENTOS BÁSICOS DE SALTAR COM UM E DOIS PÉS, AGACHAR, GIRAR E EQUILIBRAR-SE E SUAS RELAÇÕES COM O RITMO EM QUE ESSES MOVIMENTOS SÃO EXECUTADOS.

 

ATIVIDADES PROPOSTAS

👉 VAMOS BRINCAR?

QUEM BATE A CORDA VAI REPETINDO: "SALADA, SALADINHA, BEM TEMPERADINHA, COM SAL, PIMENTA... FOGO, FOGUINHO!"

CADA VEZ QUE A PALAVRA FOGUINHO FOR DITA, DEVE-SE GIRAR A CORDA MAIS RÁPIDO VÁRIAS VEZES. O VENCEDOR É QUEM CONSEGUIR PULAR DURANTE MAIS TEMPO SEM ESBARRAR NA CORDA. 

SE ERRAR, DÁ A VEZ À OUTRA PESSOA.