ATENÇÃO!
sexta-feira, 26 de março de 2021
MATERIAIS - SEMANA DE 29/03 A 31/03
26/03- SEXTA-FEIRA
AS ATIVIDADES A SEGUIR SERÃO REALIZADAS EM AULA SÍNCRONA COM A PROFESSORA.
1º
MOMENTO
👉VAMOS RELEMBRAR OS NOMES DOS AMIGOS DA NOSSA TURMA? CLIQUE
NO LINK DA CHAMADA DA SUA TURMA!
2º
MOMENTO
ASSUNTO
- CONFECÇÃO DE BILBOQUÊ
CAMPO DE EXPERIÊNCIA
- CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
OBJETIVOS
- DESENVOLVER A COORDENAÇÃO MOTORA FINA, A CRIATIVIDADE E A CONCENTRAÇÃO.
- ACERTAR A TAMPINHA NA GARRAFA PET, APENAS BALANÇANDO A MÃO.
ATIVIDADE PROPOSTA:
👉 PEÇA A AJUDA DE UM FAMILIAR PARA PREPARAR SUA GARRAFA PET, CORTANDO-A DE ACORDO COM A IMAGEM ABAIXO. VOCÊ TERÁ UMA "TAÇA"! LEMBRE-SE DE DEIXÁ-LA COM A TAMPINHA.
👉 EM SEGUIDA, AMASSE UMA FOLHA DE JORNAL OU DE REVISTA E FAÇA UMA BOLINHA.
PEGUE UM PEDAÇO DE BARBANTE E AMARRE-O NA BOLINHA DE PAPEL. PRENDA A OUTRA PONTA DO BARBANTE NO BICO DA GARRAFA.
PARA ISSO, VOCÊ DEVERÁ SEGURAR SUA TAÇA PELA PARTE DA TAMPINHA E TENTAR ENCAIXAR A BOLINHA DENTRO DELA, LANÇANDO-A.
3º MOMENTO
- HISTÓRIA: VOCÊ
ESCOVOU OS DENTES HOJE?,
DE ADALBERTO CORNAVACA.
- HIGIENE BUCAL.
CAMPO DE EXPERIÊNCIA
- ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
- O EU, O OUTRO E O NÓS
OBJETIVOS
- COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA HIGIENE BUCAL.
- RELACIONAR A IMPORTÂNCIA DA HIGIENE BUCAL COM A HISTÓRIA TRABALHADA.
- RESGATAR A HISTÓRIA TRABALHADA, DE ACORDO COM A ORDEM DOS FATOS.
- ACOMPANHAR O REGISTRO DA HISTÓRIA POR MEIO DA ESCRITA.
ATIVIDADES PROPOSTAS
👉OBSERVE AS IMAGENS A SEGUIR E RELEMBRE A HISTÓRIA CONTADA ESTA SEMANA.
👉DUDU E SOFIA APRENDERAM QUE É MUITO IMPORTANTE ESCOVAR OS DENTES!
AGORA, DESENHE OS DOIS PERSONAGENS EM SUA FICHA DE ATIVIDADE. LEMBRE-SE DE PINTAR COM MUITO CAPRICHO!
4º MOMENTO
ASSUNTO
- PROJETO PINTURAS E COLAGENS
CAMPO DE EXPERIÊNCIA
- TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
- DESPERTAR A CURIOSIDADE E O GOSTO PELAS ARTES VISUAIS, BEM COMO CONHECER MATERIAIS E SUPORTES PARA A PRODUÇÃO DE ARTE.
- PRODUZIR TRABALHOS ARTÍSTICOS, UTILIZANDO A LINGUAGEM DO DESENHO, DA PINTURA, DA COLAGEM E DA CONSTRUÇÃO.
- DESENVOLVER A IMAGINAÇÃO, A CRIATIVIDADE, A ATENÇÃO, A CONCENTRAÇÃO, A EXPRESSÃO ARTÍSTICA, A PERCEPÇÃO VISUAL, A NOÇÃO ESPACIAL ETC.
- EXERCITAR A HABILIDADE MOTORA.
- EXPLORAR CORES E TRAÇADOS FEITOS A PARTIR DE BARBANTE MOLHADO EM TINTAS DE DIVERSAS CORES.
ATIVIDADES PROPOSTAS
👉 VAMOS CRIAR UMA OBRA DE ARTE DIFERENTE?
COLE PEDAÇOS DE FITA CREPE ESPALHADOS EM UMA FOLHA OU CRIE DESENHOS.
DEPOIS, PINTE A FOLHA TODA COM GUACHE.
DEIXE SECAR E, POR FIM, RETIRE AS FITAS DO PAPEL.VEJA QUE LINDA OBRA VOCÊ FEZ!
quinta-feira, 25 de março de 2021
25/03- QUINTA-FEIRA
1º
MOMENTO
👉 VAMOS RELEMBRAR OS NOMES DOS AMIGOS DA NOSSA TURMA? CLIQUE NO LINK DA CHAMADA DA SUA TURMA!
2º
MOMENTO
ASSUNTO
- DESAFIO DOS POTES
CAMPO DE EXPERIÊNCIA
- ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
OBJETIVOS
- DESENVOLVER A PERCEPÇÃO TÁTIL.
- EXPLORAR MATERIAIS E RECONHECÊ-LOS DE OLHOS VENDADOS.
ATIVIDADE PROPOSTA
👉PEÇA PARA UM ADULTO SEPARAR DIVERSOS POTES PLÁSTICOS QUE TENHAM TAMPA. VOCÊ PRECISARÁ DE VÁRIOS!
PRIMEIRO,
QUE TAL CONTAR QUANTOS POTES HÁ?
DEPOIS, OBSERVE-OS BEM. ELES TÊM O MESMO TAMANHO? HÁ POTES MAIORES? HÁ POTES MENORES? HÁ POTES LEVES? PESADOS? UM CABE DENTRO DO OUTRO? EXPERIMENTE...
EM SEGUIDA, VOCÊ FECHARÁ SEUS OLHOS... E O ADULTO IRÁ DESTAMPAR TODOS OS POTES! TAMBÉM, IRÁ MISTURAR TUDO! PARECERÁ UMA BAGUNÇA!
O SEU DESAFIO SERÁ, ENTÃO, COLOCAR AS TAMPAS EM CADA UM DOS POTES! PROCURE BEM... TESTE AS POSSIBILIDADES... MAS SÓ VALE SE TAMPAR DIREITINHO!
E, NO FINAL, FAÇA UMA PILHA DE POTES BEM COMPRIDA!
3º MOMENTO
ASSUNTO
- PROJETO IDENTIDADE
CAMPO DE EXPERIÊNCIA
- O EU, O OUTRO E O NÓS
OBJETIVOS
- CONSTRUIR A IDENTIDADE, VALORIZANDO A CRIANÇA E A SUA HISTÓRIA.
- FAVORECER A INTERAÇÃO GRADATIVA COM O GRUPO E COM E PROFESSORA.
- CRIAR CONDIÇÕES PARA AS CRIANÇAS CONHECEREM, DESCOBRIREM E RESSIGNIFICAREM NOVOS SENTIMENTOS, VALORES, IDEIAS, COSTUMES E PAPÉIS SOCIAIS.
- TRABALHAR A AUTOESTIMA.
- CONSTRUIR A IMAGEM DO PRÓPRIO CORPO.
ATIVIDADE PROPOSTA
👉 ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR.
👉 TODO MUNDO É DIFERENTE E É ESPECIAL JUSTAMENTE POR ISSO! VAMOS ATÉ O ESPELHO PARA OBSERVAR NOSSAS CARACTERÍSTICAS?
QUAL É A COR DO SEU CABELO? COMO ELE É? E
QUAL É A COR DOS SEUS OLHOS?
👉 EM NOSSA FICHA DE ATIVIDADE, VAMOS PREENCHER OS DESENHOS COM AS NOSSAS CARACTERÍSTICAS.
ASSUNTO
- RETOMADA DA HISTÓRIA: VOCÊ ESCOVOU OS DENTES HOJE?
- CONFECÇÃO DE PERSONAGEM DA HISTÓRIA
CAMPO DE EXPERIÊNCIA
- ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
- O EU, O OUTRO E O NÓS
- CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
OBJETIVOS
- DESENVOLVER O INTERESSE PELA LEITURA.
- EXPLORAR A ORALIDADE E AMPLIAR O VOCABULÁRIO.
- POSSIBILITAR O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE.
ATIVIDADES PROPOSTAS
👉 ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO E CONHEÇA UMA NOVA VERSÃO DA MÚSICA OS DEDINHOS.
👉 AGORA, CRIE UM DOS PERSONAGENS DA HISTÓRIA DESTA SEMANA USANDO O CONTORNO DE SUA MÃO. DEPOIS, COM MUITO CAPRICHO, FAÇA UM CENÁRIO.
ATIVIDADE PARA SER REALIZADA COM A FAMÍLIA - MOMENTO ASSÍNCRONO.
ASSUNTO
- QUE TAL BRINCAR?
CAMPO DE EXPERIÊNCIA
- CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
OBJETIVOS
- DESENVOLVER A COORDENAÇÃO MOTORA AMPLA.
- ESTIMULAR AS HABILIDADES DE ESCUTA E OBSERVAÇÃO, RELACIONADAS AO DESENVOLVIMENTO DA ATENÇÃO.
ATIVIDADE PROPOSTA
👉ESCRAVOS DE JÓ
COM ALGUNS POTES PEQUENOS, VAMOS FAZER UMA BRINCADEIRA, QUE É “ESCRAVOS DE JÓ”.
VEJA, NO VÍDEO, COMO ELA DEVE SER FEITA! BOA DIVERSÃO A TODOS!
quarta-feira, 24 de março de 2021
24/03- QUARTA-FEIRA
1º
MOMENTO
👉 VAMOS RELEMBRAR OS NOMES DOS AMIGOS DA NOSSA TURMA? CLIQUE NO LINK DA CHAMADA DA SUA TURMA!
2º
MOMENTO
ASSUNTOS
- NOÇÃO DE GRANDEZA: CURTO, COMPRIDO E DO MESMO TAMANHO.
CAMPO DE EXPERIÊNCIA
- ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES.
OBJETIVOS
- DESENVOLVER AS HABILIDADES DE OBSERVAÇÃO, PERCEPÇÃO VISUAL.
ATIVIDADES PROPOSTAS
👉 PEÇA A AJUDA DE UM FAMILIAR E CORTE SEUS TRÊS CANUDINHOS OU PALITOS DE CHURRASCO EM DIFERENTES TAMANHOS.
DEPOIS, SEPARE O CANUDINHO/ PALITO DE CHURRASCO MAIS CURTO.
EM SEGUIDA, SEPARE O MAIS COMPRIDO.
PARA FINALIZAR, ARRUME TODOS EM UMA FILA, COMEÇANDO PELO MAIS CURTO E TERMINANDO PELO MAIS COMPRIDO.
👉 OBSERVE A FIGURA ABAIXO.
QUAL É A LINHA MAIS CURTA?
QUAL É A LINHA MAIS COMPRIDA?
👉 VAMOS COMPARAR OS CABELOS DAS MENINAS DA IMAGEM ABAIXO?
AGORA, OBSERVE OS COMPRIMENTOS DOS CABELOS DOS AMIGOS DA CLASSE. QUAIS SÃO COMPRIDOS? QUAIS SÃO CURTOS?
👉OBSERVE OS VESTIDOS DA VITRINE DE UMA LOJA.
QUAL É A COR DO VESTIDO MAIS CURTO?
QUAL É A COR DO VESTIDO MAIS COMPRIDO?
👉AGORA, VAMOS FAZER A ATIVIDADE DA FICHA IMPRESSA.
NESTA ATIVIDADE, VOCÊ DEVERÁ PINTAR DE VERDE A TOALHA MAIS CURTA E COLAR PAPEL PICADO NA TOALHA MAIS COMPRIDA.
3º
MOMENTO
ASSUNTOS
- HISTÓRIA: VOCÊ ESCOVOU OS DENTES HOJE?, DE ADALBERTO CORNAVACA.
- HIGIENE BUCAL
- ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
- O EU, O OUTRO E O NÓS
OBJETIVOS
- VALORIZAR O NOSSO CORPINHO.
- APRENDER A CUIDAR DO PRÓPRIO CORPO.
- COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DE CUIDAR DA HIGIENE DO CORPO E DA BOCA.
ATIVIDADES PROPOSTAS
👉 ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO E RELEMBRE A HISTÓRIA VOCÊ ESCOVOU OS DENTES HOJE?.
👉ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR E CONHEÇA A MÚSICA RATINHO ESCOVANDO OS DENTES.
👉 VIMOS, NO VÍDEO, QUE OS RESTOS DE COMIDA GRUDAM NOS DENTES E CAUSAM CÁRIES, DOR E ESTRAGAM OS DENTINHOS. FOI EXATAMENTE ISSO QUE ACONTECEU NA HISTÓRIA DA SEMANA!
1- E VOCÊ, TEM ESCOVADO OS DENTES DIREITINHO PARA NÃO TER ESSE
PROBLEMA?
2- VOCÊ VAI AO DENTISTA? SABIA QUE ELE É SEU AMIGO, PORQUE AJUDA NOS CUIDADOS COM OS DENTES.
4º MOMENTO
ASSUNTO
- DESAFIO DO ELÁSTICO
CAMPO DE EXPERIÊNCIA
- CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
OBJETIVOS
- MANUSEAR ELÁSTICOS E UMA LATA VAZIA.
- ENCONTRAR MANEIRAS DE ENCAIXAR OS ELÁSTICOS NA LATA, EXERCITANDO, ASSIM, A COORDENAÇÃO MOTORA E CONCENTRAÇÃO.
ATIVIDADE PROPOSTA
👉 REALIZE MOVIMENTOS DIVERSOS COM AS MÃOS E TESTE DIFERENTES POSSIBILIDADES PARA ENCAIXAR OS ELÁSTICOS NA LATA.
👉 VAMOS BRINCAR?
ATIVIDADE PARA SER REALIZADA COM A FAMÍLIA - MOMENTO ASSÍNCRONO.
5º
MOMENTO
ASSUNTO
- QUE TAL BRINCAR?
CAMPO DE EXPERIÊNCIA
- CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
OBJETIVOS
- DESENVOLVER A COORDENAÇÃO MOTORA AMPLA.
- ESTIMULAR AS HABILIDADES DE ESCUTA E OBSERVAÇÃO, RELACIONADAS AO DESENVOLVIMENTO DA ATENÇÃO.
ATIVIDADE PROPOSTA
👉 QUENTE-FRIO
ESTA BRINCADEIRA PODERÁ SER REALIZADA HAVENDO DOIS PARTICIPANTES. MAS, VOCÊ SABE... QUANTO MAIS GENTE, MELHOR!
PEÇA PARA UM ADULTO ESCOLHER UM OBJETO.
ESCOLHA, TAMBÉM, UMA PESSOA QUE DEVERÁ ESCONDÊ-LO. COMBINEM EM QUAL AMBIENTE DA
CASA O OBJETO PODERÁ SER ESCONDIDO.
TODOS OS PARTICIPANTES SE DIRIGEM A ESSE
AMBIENTE DA CASA E FECHAM OS OLHOS. A PESSOA QUE ESTÁ COM O OBJETO ESCONDE-O E,
QUANDO ESTIVER PRONTO, PEDE A TODOS QUE ABRAM OS OLHOS E COMECEM A PROCURAR,
CAMINHANDO PELO LOCAL.
SE ALGUÉM ESTIVER LONGE DE ONDE ESTÁ
ESCONDIDO O OBJETO, QUEM O ESCONDEU DIRÁ: “ESTÁ
FRIO!” SE ALGUÉM SE APROXIMAR DO LUGAR ONDE ESTÁ O OBJETO, QUEM O ESCONDEU
DARÁ A PISTA: “ESTÁ QUENTE!” AS DICAS
PODERÃO VARIAR, TAMBÉM: “ESTÁ MORNO!” (QUASE QUENTE, QUASE PERTO) OU “ESTÁ GELADO!” (MUITO FRIO, BEM LONGE
DO OBJETO).
QUEM ACHAR O OBJETO PRIMEIRO PODERÁ
ESCONDÊ-LO, NA PRÓXIMA RODADA, PARA OS OUTROS ACHAREM.
BOM DIVERTIMENTO!
terça-feira, 23 de março de 2021
23/03- TERÇA-FEIRA
1º
MOMENTO
👉 VAMOS RELEMBRAR OS NOMES DOS AMIGOS DA NOSSA TURMA? CLIQUE
NO LINK DA CHAMADA DA SUA TURMA!
2º
MOMENTO
ASSUNTO
- UMA ESCOVAÇÃO CAPRICHADA!
- HISTÓRIA: VOCÊ ESCOVOU OS DENTES HOJE?, DE ADALBERTO CORNAVACA
CAMPO DE EXPERIÊNCIA
- ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
- O EU, O OUTRO E O NÓS
OBJETIVOS
- VALORIZAR O NOSSO CORPO.
- APRENDER A CUIDAR DO PRÓPRIO CORPO.
- COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DE CUIDAR DA HIGIENE DO CORPO.
ATIVIDADES PROPOSTAS
👉 VAMOS RELEMBRAR A HISTÓRIA DA SEMANA?
👉AGORA, VÁ AO BANHEIRO... PEÇA PARA UM ADULTO AJUDÁ-LO A SEPARAR TUDO O QUE SERÁ NECESSÁRIO PARA FAZER UMA BELA ESCOVAÇÃO! DIGA OS NOMES DOS OBJETOS E PRODUTOS QUE VOCÊ USA (ESCOVA DE DENTES, CREME DENTAL, FIO DENTAL, ENXAGUANTE BUCAL).
ASSISTA, NOVAMENTE,
AO VÍDEO JACARELVIS E DE SEUS AMIGOS. PRESTE BASTANTE ATENÇÃO EM COMO
FAZER UMA ESCOVAÇÃO CAPRICHADA!
E, ENTÃO... ESCOVE
SEUS DENTES, ACOMPANHANDO OS PERSONAGENS!
👉 AGORA, PENSANDO EM TUDO QUE VOCÊ COSTUMA USAR NO MOMENTO DA ESCOVAÇÃO DE SEUS DENTES, COMPLETE A FICHA DA ATIVIDADE A SEGUIR.
VOCÊ PODERÁ DESENHAR OS ITENS UTILIZADOS NA ESCOVAÇÃO OU, SE PREFERIR, PODERÁ PROCURAR EM REVISTAS, RECORTAR E COLAR.
3º
MOMENTO
ASSUNTO
- CONTAGEM
CAMPO DE EXPERIÊNCIA
OBJETIVOS
- REALIZAR CONTAGENS, EXPLORANDO PÁGINAS DO LIVRO DA HISTÓRIA: VOCÊ JÁ ESCOVOU OS DENTES HOJE?.
ATIVIDADES PROPOSTAS
👉 ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR E CONHEÇA UMA VERSÃO DIFERENTE DA MÚSICA INDIOZINHOS.
👉 AGORA, VAMOS CONTAR QUANTOS ANIMAIS APARECEM NAS PÁGINAS
DA HISTÓRIA?
AULAS ESPECIALIZADAS
PRÉ I A
10H20 - EDUCAÇÃO FÍSICA
11H20 - ENSINO RELIGIOSO
(EXCEPCIONALMENTE HOJE: AULA COM A PROFESSORA REGENTE- VIDE AVISO ACIMA)
PRÉ I B
13H20 - EDUCAÇÃO FÍSICA
13H50 - ENSINO RELIGIOSO
(EXCEPCIONALMENTE HOJE: AULA COM A PROFESSORA REGENTE- VIDE AVISO ACIMA)
ATIVIDADE PARA SER REALIZADA COM A FAMÍLIA - MOMENTO ASSÍNCRONO.
4º
MOMENTO
- QUE TAL MEXER O CORPO? VAMOS BRINCAR DE SALADA, SALADINHA!
CAMPO DE EXPERIÊNCIA
- CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
OBJETIVOS
- DESENVOLVER A COORDENAÇÃO DE BRAÇOS E PERNAS.
- REALIZAR OS MOVIMENTOS BÁSICOS DE SALTAR COM UM E DOIS PÉS, AGACHAR, GIRAR E EQUILIBRAR-SE E SUAS RELAÇÕES COM O RITMO EM QUE ESSES MOVIMENTOS SÃO EXECUTADOS.
ATIVIDADES PROPOSTAS
👉 VAMOS BRINCAR?
QUEM BATE A
CORDA VAI REPETINDO: "SALADA, SALADINHA, BEM TEMPERADINHA, COM SAL,
PIMENTA... FOGO, FOGUINHO!"
CADA VEZ QUE
A PALAVRA FOGUINHO FOR DITA, DEVE-SE GIRAR A CORDA MAIS RÁPIDO VÁRIAS VEZES. O
VENCEDOR É QUEM CONSEGUIR PULAR DURANTE MAIS TEMPO SEM ESBARRAR NA CORDA.
SE ERRAR, DÁ A VEZ À OUTRA PESSOA.