1º MOMENTO
👉 VAMOS RELEMBRAR OS NOMES DOS AMIGOS DA NOSSA TURMA?
CLIQUE NO LINK DA CHAMADA DA SUA TURMA!
2º MOMENTO
ASSUNTOS
- SEQUÊNCIA NUMÉRICA
- NOÇÃO DE QUANTIDADE: MUITO, POUCO E A MESMA QUANTIDADE.
CAMPO DE EXPERIÊNCIA
- ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
OBJETIVOS
- REFLETIR SOBRE A ESCRITA E A LEITURA DE NÚMEROS, RELACIONANDO-OS À QUANTIDADE.
- CONHECER A SEQUÊNCIA NUMÉRICA.
- IDENTIFICAR A NOÇÃO DE QUANTIDADE: MUITO E POUCO.
- RELACIONAR A QUANTIDADE DE PESSOAS NA FAMÍLIA, DE OBJETOS EM CASA, NA ESCOLA, BRINQUEDOS, ETC.
ATIVIDADES PROPOSTAS
👉 ASSISTA AO VÍDEO E VEJA COMO MARIANA CONTA!
👉 VAMOS
COMPARAR QUANTIDADES?
OBSERVE AS
DIFERENTES FIGURAS E DESCUBRA: ONDE TEM MUITOS ELEMENTOS? ONDE TEM POUCOS? ONDE
TEM A MESMA QUANTIDADE?
👉 VAMOS BRINCAR DE “MESTRE MANDOU” COM QUANTIDADES DE MATERIAIS ESCOLARES. PARA ISSO, VOCÊ VAI PRECISAR PEGAR A SUA MOCHILA. ATENÇÃO AOS COMANDOS!
-PEGUE MUITOS LÁPIS DE COR E POUCAS CANETINHAS.
-PEGUE POUCAS COLAS E MUITAS CANETINHAS.
👉 AGORA VOCÊ DEVERÁ PINTAR COM MUITO CAPRICHO A BARRAQUINHA QUE TEM POUCAS FRUTAS E COLAR BOLINHAS DE PAPEL CREPOM NA BARRAQUINHA QUE TEM MUITAS FRUTAS.
3º
MOMENTO
ASSUNTOS
- PROJETO PINTURAS E COLAGENS
- UM POUCO DE PABLO PICASSO
- MISTURA DE CORES - CINZA
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS
- TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
- ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
OBJETIVOS
- DESENVOLVER A IMAGINAÇÃO, A CRIATIVIDADE, A ATENÇÃO, A CONCENTRAÇÃO, A EXPRESSÃO ARTÍSTICA, A PERCEPÇÃO VISUAL, A NOÇÃO ESPACIAL ETC.
- EXERCITAR A HABILIDADE MOTORA.
- REALIZAR A MISTURA DE CORES PARA DESCOBRIR NOVAS CORES.
- CONHECER UM POUCO DA VIDA E DA OBRA DE PABLO PICASSO.
- RECONHECER A COR CINZA EM OBRAS DE PABLO PICASSO.
- REALIZAR COLAGEM DE APARAS DE LÁPIS PARA ENRIQUECER UMA PRODUÇÃO ARTÍSTICA.
ATIVIDADES PROPOSTAS
👉VAMOS
OBSERVAR AS OBRAS DE ARTE ABAIXO? ELAS PERTENCEM AO FAMOSO ARTISTA PABLO
PICASSO.
👉O QUE VOCÊ PERCEBEU DE DIFERENÇA ENTRE A PRIMEIRA E AS DEMAIS OBRAS APRESENTADAS?
QUAL COR
ESTÁ PRESENTE EM QUATRO DAS OBRAS DE PICASSO QUE ACABAMOS DE CONHECER?
VOCÊ SABE
O QUE MAIS HÁ, AO SEU REDOR, COM ESTA COR? PROCURE UM OBJETO, EM SUA CASA, COM
ESTA COR. COMPARTILHE COM SEUS COLEGAS.
👉 COMO SERÁ
QUE CONSEGUIMOS OBTER A COR CINZA?
AGORA, VAMOS BRINCAR DE MISTURAR CORES?
PEGUE SEU POTINHO, DOIS PALITOS DE SORVETE E A
CAIXINHA DE GUACHE.
VAMOS MISTURAR PRETO E BRANCO, UM POUQUINHO DE
CADA COR. O QUE ACONTECEU? QUE NOME TEM ESTA COR? ONDE A ENCONTRAMOS?
👉 PEGUE SEU CADERNO CARTOGRÁFICO, SEU PINCEL E FAÇA UMA PINTURA, COM A COR DESCOBERTA.
👉 PEGUE SEU
CADERNO DE ARTES OU UMA FOLHA BRANCA. PODE SER SULFITE OU A3.
FAÇA UM
DESENHO BEM BONITO, USANDO LÁPIS DE COR. DEPOIS, PEGUE AS “APARAS” DE LÁPIS QUE
VOCÊ GUARDOU E COLE-AS, COMPLEMENTANDO SUA OBRA DE ARTE. LEMBRE-SE DE QUE VOCÊ
DESCOBRIU UMA NOVA COR E PODERÁ USÁ-LA EM SUA OBRA.
PARA ALUNOS EM ENSINO REMOTO:
ENVIAR O REGISTRO FOTOGRÁFICO DA ATIVIDADE PARA A PROFESSORA.
4º MOMENTO
ASSUNTOS
- HISTÓRIA
- COLABORAÇÃO E ORGANIZAÇÃO
- ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES.
- O EU, O OUTRO E O NÓS.
- ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO.
- CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS.
OBJETIVOS
- PROMOVER MOMENTOS DE INTERAÇÃO E DIÁLOGO COM A FAMÍLIA.
- ESTIMULAR ATITUDES DE COLABORAÇÃO, TENDO EM VISTA A ORGANIZAÇÃO DOS PERTENCES.
- PROMOVER A OBSERVAÇÃO E A COMPARAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DE OBJETOS, EXPLORANDO NOÇÕES DE GRANDEZA (PEQUENO, GRANDE, COMPRIDO, CURTO ETC).
- PROMOVER SITUAÇÕES COTIDIANAS DE CONTAGEM.
- APRIMORAR A COORDENAÇÃO MOTORA.
- PROMOVER FORMAS DE REGISTRO, FAVORECENDO O DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA FINA, DA CRIATIVIDADE E DA ORALIDADE.
👉RESGATAR A
HISTÓRIA - BELELÉU.
👉VOCÊ SE LEMBRA
DO DESENHO DA MIKA AJUDANDO SEU PAI NAS TAREFAS DA CASA?
CASO
QUEIRA, VOCÊ PODERÁ ASSISTI-LO NOVAMENTE.
👉
NA HISTÓRIA QUE VOCÊ CONHECEU, O MONSTRINHO BELELÉU PEGAVA TUDO O QUE
ENCONTRAVA ESPALHADO PELA CASA…
SERÁ QUE O
BELELÉU VAI ESCONDER AS COISAS NA CASA DA MIKA? SERÁ QUE A MIKA COSTUMA DEIXAR
TUDO FORA DO LUGAR?
👉 QUE TAL
AJUDAR A FAZER ALGO, EM SUA CASA, COMO A MIKA FEZ? NA PRESENÇA DE UM ADULTO,
INVESTIGUE O QUE PODERIA SER FEITO...
AQUI ESTÃO ALGUMAS IDEIAS:
●
QUE TAL COLOCAR OU RETIRAR AS ROUPAS
DO VARAL, COM AJUDA DE UM ADULTO?
●
SEPARAR AS MEIAS GRANDES, MÉDIAS E
PEQUENAS?
●
DOBRAR ROUPAS?
SÃO
ATITUDES SIMPLES, MAS QUE FAZEM A DIFERENÇA!
PEÇA AJUDA
DE UM ADULTO PARA PEGAR ALGUNS PARES DE MEIA, DE VÁRIAS CORES E VÁRIOS TAMANHOS
(4 PARES, PELO MENOS).
VAMOS
MISTURAR TUDO. A UM SINAL DA PROFESSORA, AS CRIANÇAS DEVERÃO ENCONTRAR OS PARES
E DEIXAR TUDO ARRUMADO, DOBRADINHO!
DEPOIS
OBSERVAR OS PARES: QUAIS MEIAS SÃO GRANDES? QUAIS SÃO PEQUENAS? A QUEM
PERTENCEM AS MEIAS GRANDES? E AS PEQUENAS? COMO É POSSÍVEL ADIVINHAR?
ATIVIDADE PARA
SER REALIZADA COM A FAMÍLIA - MOMENTO ASSÍNCRONO.
5º MOMENTO
ASSUNTO
RODA DA LEITURA
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS
- O EU, O OUTRO E O NÓS.
- ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO.
OBJETIVOS
- DESENVOLVER POSTURA ADEQUADA PARA SE OUVIR UMA HISTÓRIA.
- COMPREENDER E INTERPRETAR A HISTÓRIA, ASSOCIAR FATOS E DESENVOLVER A LINGUAGEM ORAL, AMPLIANDO O VOCABULÁRIO.
- DESENVOLVER O RACIOCÍNIO LÓGICO, A CAPACIDADE DE MEMORIZAÇÃO E A OBSERVAÇÃO.
- ESTIMULAR A IMAGINAÇÃO E A CRIATIVIDADE.
- PROMOVER MOMENTOS DE INTERAÇÃO E DIÁLOGO COM A FAMÍLIA.
ATIVIDADE PROPOSTA
👉 VAMOS
FAZER A “RODA DE LEITURA”? ESCOLHA
UM LIVRO QUE VOCÊ TENHA EM SUA CASA E PEÇA PARA UM ADULTO LER PARA VOCÊ.
EM
SEGUIDA, CONVERSEM SOBRE A HISTÓRIA.
QUAIS PERSONAGENS APARECEM?
O QUE ACONTECEU NA HISTÓRIA?
COMO A HISTÓRIA TERMINOU?
O QUE VOCÊ APRENDEU COM ESSA HISTÓRIA?