quarta-feira, 31 de março de 2021

MENSAGEM ESPECIAL DE PÁSCOA


 









MATERIAIS - SEMANA DE 05/04 A 09/04

  ATENÇÃO!


Prezados Pais,

Disponibilizamos o arquivo com as fichas das atividades que serão usadas na próxima semana. Pedimos, por gentileza, que esse material seja impresso até 2ª feira, dia 05/04.




Agradecemos a parceria e a colaboração!

Ótimo fim de semana para todas as famílias!

Equipe do Pré I








31/03- QUARTA-FEIRA





AS ATIVIDADES A SEGUIR SERÃO REALIZADAS EM AULA SÍNCRONA COM A PROFESSORA.


1º MOMENTO

👉 VAMOS RELEMBRAR OS NOMES DOS AMIGOS DA NOSSA TURMA? CLIQUE NO LINK DA CHAMADA DA SUA TURMA!


PRÉ I A - MANHÃ

PRÉ I B - TARDE



2º MOMENTO

 

ASSUNTO

  •  PÁSCOA

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIA

  • O EU, O OUTRO E O NÓS

 

OBJETIVOS

  •  TRABALHAR OS BONS VALORES SUSCITADOS PELA PÁSCOA.
  • GRATIDÃO

 

 ATIVIDADE PROPOSTA

 

👉 A PÁSCOA ESTÁ AINDA MAIS PRÓXIMA... E O QUE ESTA DATA SIGNIFICA PARA VOCÊS?

ESTE É UM BOM MOMENTO PARA CONVERSAR COM AS CRIANÇAS SOBRE AS LEMBRANÇAS DE SUAS VIDAS, DE SUA INFÂNCIA, CELEBRAÇÕES EM FAMÍLIA, ETC.

QUAIS SENTIMENTOS E ATITUDES ESSA DATA DESPERTA? QUAIS ENSINAMENTOS A PÁSCOA TRAZ PARA TODOS?


 👉AGORA, CRIE UM COELHINHO, USANDO O CONTORNO DE SUA MÃO!

 



3º MOMENTO


ASSUNTO

  •  FAMÍLIA

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIA

  • O EU, O OUTRO E O NÓS

 

OBJETIVOS

  • PROPICIAR REFLEXÃO DA ESTRUTURA FAMILIAR E O CONHECIMENTO DA ESTRUTURA DE OUTRAS FAMÍLIAS.
  • IDENTIFICAR OS MEMBROS DA FAMÍLIA.
  • PROPICIAR REFLEXÃO SOBRE O RELACIONAMENTO ENTRE AS PESSOAS DE SUA FAMÍLIA E COM AS DEMAIS PESSOAS QUE A RODEIAM.
  • DESPERTAR O RESPEITO E O INTERESSE PELOS DIFERENTES GRUPOS FAMILIARES.
  • COMPREENDER A FAMÍLIA COMO PRIMEIRO PONTO DE REFERÊNCIA DA CRIANÇA.

 

ATIVIDADES PROPOSTAS

 

👉 ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR. 

 



👉 CONVERSE COM UM ADULTO SOBRE A SUA FAMÍLIA.

 


👉 DESENHE, EM CADERNO CARTOGRÁFICO, ALGO QUE VOCÊ GOSTA DE FAZER EM FAMÍLIA.


👉 COLE UMA FOTO DA SUA FAMÍLIA NA FICHA DO PROJETO IDENTIDADE.

 





  MOMENTO

 

ASSUNTO


  • HISTÓRIA: COELHO SEM ORELHAS, DE KLAUS BAUMGART E TIL SCHWEIGER.


CAMPO DE EXPERIÊNCIA

  • ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO


OBJETIVOS

  • RESGATAR A HISTÓRIA TRABALHADA, DE ACORDO COM A ORDEM DOS FATOS.


ATIVIDADES PROPOSTAS


👉 VAMOS RELEMBRAR A HISTÓRIA DA SEMANA?

 



 

ATIVIDADE PARA SER REALIZADA COM A FAMÍLIA - MOMENTO ASSÍNCRONO.



5º MOMENTO


ASSUNTO

  • QUE TAL BRINCAR DE PESCAR PECINHAS?

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIA

  • CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

 

OBJETIVOS

  • DESENVOLVER A COORDENAÇÃO MOTORA FINA.
  • MANUSEAR A PENEIRA DE MODO A CONSEGUIR PESCAR TAMPINHAS E TIRÁ-LAS DA BACIA D’ÁGUA.

 

ATIVIDADE PROPOSTA

 

👉 COM A AJUDA DE UM FAMILIAR, PEGUE UMA BACIA PLÁSTICA COM ÁGUA, UMA PENEIRA E TAMPAS DE GARRAFA.

A BRINCADEIRA É A SEGUINTE: PESCAR AS TAMPINHAS COM O AUXÍLIO DA PENEIRA E TIRÁ-LAS, UMA A UMA, DA BACIA.

SE, NA SUA CASA, HOUVER MAIS DE UMA BACIA E MAIS DE UMA PENEIRA, PODERÃO BRINCAR AOS PARES E DESCOBRIR QUAL DOS JOGADORES É O MAIS RÁPIDO E HABILIDOSO NA PESCARIA.

 
















 

terça-feira, 30 de março de 2021

30/03- TERÇA-FEIRA






AS ATIVIDADES A SEGUIR SERÃO REALIZADAS EM AULA SÍNCRONA COM A PROFESSORA.


1º MOMENTO

👉 VAMOS RELEMBRAR OS NOMES DOS AMIGOS DA NOSSA TURMA? CLIQUE NO LINK DA CHAMADA DA SUA TURMA! 


PRÉ I A - MANHÃ

PRÉ I B - TARDE


2º MOMENTO

 

ASSUNTO

  •  PÁSCOA


CAMPO DE EXPERIÊNCIA

  • O EU, O OUTRO E O NÓS

 

OBJETIVOS

  • REFLETIR A RESPEITO DOS BONS VALORES SUSCITADOS PELA PÁSCOA.
  • GRATIDÃO

  

ATIVIDADE PROPOSTA

 

👉 ESTAMOS CHEGANDO MAIS PERTO DA PÁSCOA... E, HOJE, CONVIDAMOS VOCÊ E SUA FAMÍLIA A AGRADECER AO PAPAI DO CÉU PELAS COISAS BOAS QUE HÁ EM SUAS VIDAS! E, POR FALAR EM CONTAR... NÃO DARIA NEM PARA CONTAR, DE TANTAS COISAS BOAS, NÃO É MESMO? CONVERSEM SOBRE ISSO...


👉 EM SEU CADERNO CARTOGRÁFICO, DESENHE ALGO QUE O DEIXA MUITO FELIZ E QUE VOCÊ GOSTARIA DE AGRADECER!

 

3º MOMENTO

 

ASSUNTOS

  • HISTÓRIA: O COELHO SEM ORELHAS, DE KLAUS BAUMGART E TIL SCHWEIGER.


CAMPO DE EXPERIÊNCIA

  • ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO


OBJETIVOS

  • RESGATAR A HISTÓRIA TRABALHADA, DE ACORDO COM A ORDEM DOS FATOS.


ATIVIDADES PROPOSTAS

👉RELEMBRE A HISTÓRIA O COELHO SEM ORELHAS, OBSERVANDO AS IMAGENS ABAIXO.



                        

    



👉 CONVERSE COM SEUS FAMILIARES SOBRE O ANIMAL QUE APARECE NA IMAGEM ABAIXO. O QUE VOCÊ SABE SOBRE ELE? 


                                                                




4º MOMENTO

 

ASSUNTO

  • BRINCADEIRA: MESTRE MANDOU

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIA

  • CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
  • ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES


OBJETIVOS

  • PRATICAR A ESCUTA ATENTA.
  • REALIZAR CONTAGENS, EXPLORANDO DIVERSOS MATERIAIS.

 

ATIVIDADES PROPOSTAS

👉 ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO.

 


  

👉 NA HISTÓRIA QUE VOCÊ CONHECEU, O COELHO SEM ORELHAS CORRIA DE UM LADO PARA O OUTRO, PULAVA, CAVAVA... MEXIA BASTANTE O SEU CORPO! AGORA É A SUA VEZ! SÓ QUE, ALÉM DE SE MEXER, VOCÊ VAI CONTAR, TUDO BEM? CONVIDE A FAMÍLIA PARA BRINCAR!

 

O MESTRE MANDOU - CONTAGEM

 PEGAR UM LÁPIS

ABRAÇAR DUAS ALMOFADAS, 

MANDAR TRÊS BEIJOS, 

PEGAR QUATRO BRINQUEDOS,

 BATER CINCO PALMAS, 

LEVANTAR SEIS DEDOS, 

DAR SETE PULOS, 

TOCAR EM OITO PARTES DO CORPO, 

ABAIXAR E LEVANTAR NOVE VEZES,

 DAR 10 PASSOS.

    

AULAS ESPECIALIZADAS


PRÉ I A

10H20 - EDUCAÇÃO FÍSICA

11H20 - ENSINO RELIGIOSO 

(EXCEPCIONALMENTE HOJE: AULA COM A PROFESSORA REGENTE- VIDE AVISO ACIMA)


PRÉ I B

13H20 - EDUCAÇÃO FÍSICA

13H50 - ENSINO RELIGIOSO 

(EXCEPCIONALMENTE HOJE: AULA COM A PROFESSORA REGENTE- VIDE AVISO ACIMA)


ATIVIDADE PARA SER REALIZADA COM A FAMÍLIA - MOMENTO ASSÍNCRONO.



5º MOMENTO


ASSUNTO

  • PESCARIA DE PECINHAS

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIA

  • CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

 

OBJETIVOS

  • DESENVOLVER A COORDENAÇÃO MOTORA FINA E O DOMÍNIO DO MOVIMENTO DE PINÇA.
  • MANUSEAR PINÇAS E CONSEGUIR TRANSPORTAR PECINHAS DE UM LUGAR AO OUTRO.

 

ATIVIDADE PROPOSTA


👉 COM A AJUDA DE UM FAMILIAR, PEGUE PINÇAS DE COZINHA, CAIXA DE OVO E PECINHAS PLÁSTICAS OU MESMO TAMPAS DE GARRAFA.

    A BRINCADEIRA É A SEGUINTE: PINÇAR OBJETOS (TAMPINHAS OU PECINHAS DIVERSAS) DE UM POTE COM A PINÇA DE COZINHA E LEVÁ-LOS A UMA CAIXA DE OVOS. CADA OBJETO DEVERÁ SER COLOCADO EM UM DOS BURAQUINHOS, COMO SE FOSSE UM OVO.

    SE NA SUA CASA HOUVER MAIS DE UMA CAIXA E MAIS DE UMA PINÇA, PODERÃO BRINCAR AOS PARES E DESCOBRIR QUAL DOS JOGADORES É O MAIS RÁPIDO E HABILIDOSO.












 

segunda-feira, 29 de março de 2021

29/03- SEGUNDA-FEIRA





AS ATIVIDADES A SEGUIR SERÃO REALIZADAS EM AULA SÍNCRONA COM A PROFESSORA.



1º MOMENTO


👉 VAMOS RELEMBRAR OS NOMES DOS AMIGOS DA NOSSA TURMA? CLIQUE NO LINK DA CHAMADA DA SUA TURMA! 


PRÉ I A - MANHÃ

PRÉ I B - TARDE


2º MOMENTO

 

ASSUNTO

  • HISTÓRIA: O COELHO SEM ORELHAS, DE KLAUS BAUMGART E TIL SCHWEIGER
  • PÁSCOA


CAMPO DE EXPERIÊNCIA

  • ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
  • O EU, O OUTRO E O NÓS

 

OBJETIVOS

  • INSTIGAR A CURIOSIDADE.
  • DESENVOLVER O INTERESSE PELA LEITURA.
  • DESENVOLVER O RACIOCÍNIO LÓGICO, A CAPACIDADE DE MEMORIZAÇÃO E A OBSERVAÇÃO.
  • EXPLORAR A ORALIDADE E AMPLIAR O VOCABULÁRIO.

 

 ATIVIDADES PROPOSTAS

 

👉 ACESSE O VÍDEO SOBRE A HISTÓRIA: O COELHO SEM ORELHAS, DE KLAUS BAUMGART E TIL SCHWEIGER. 

 



👉 VAMOS CONVERSAR UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA QUE CONHECEMOS?

  1. O QUE O COELHO TINHA DE DIFERENTE EM RELAÇÃO AOS DEMAIS?
  2. O QUE O COELHO SEM ORELHAS CONSEGUIA FAZER?
  3. POR QUE ELE SE SENTIA TRISTE?
  4. O QUE O COELHO SEM ORELHAS ENCONTROU CERTO DIA?
  5. O COELHO LOGO QUIS FICAR COM O OVO OU TENTOU ENCONTRAR SEU DONO?
  6. VOCÊ TAMBÉM FARIA ISSO? POR QUÊ?
  7. O QUE O COELHO FAZIA COM O OVO?
  8. O QUE HAVIA NO OVO? COMO A HISTÓRIA TERMINOU?

 

 👉 EM SEU CADERNO CARTOGRÁFICO DESENHE A PARTE DA HISTÓRIA DE QUE VOCÊ MAIS GOSTOU.

 👉 NESTA SEMANA EM QUE NOS PREPARAMOS PARA A FESTA DA PÁSCOA, CONVIDAMOS VOCÊ E SUA FAMÍLIA A AGRADECEREM AO PAPAI DO CÉU POR SUAS VIDAS! FALEM SOBRE AS QUALIDADES DE CADA UM QUE OS TORNAM ÚNICOS E ESPECIAIS! QUE TODOS POSSAM AGRADECER “O PRESENTE” QUE É TER UNS AOS OUTROS!


3º MOMENTO


ASSUNTO

  • COR: VIOLETA

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIA

  • ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES


OBJETIVOS

  • IDENTIFICAR E RECONHECER AS CORES.
  • MISTURAR E NOMEAR AS CORES.


ATIVIDADES PROPOSTAS

 👉 VAMOS ASSISTIR AO VÍDEO ABAIXO.


 



👉PEGUE SEU CADERNO DE CARTOGRAFIA, DOIS PALITOS DE SORVETE E A CAIXINHA DE PINTURA A DEDO.

COM UM DOS PALITOS DE SORVETE, PEGUE UM POUCO DA TINTA AZUL E COLOQUE-A NUM POTINHO.

EM SEGUIDA, COM UM OUTRO PALITO, PEGUE UM POUCO DA TINTA VERMELHA E ACRESCENTE-A NO MESMO POTINHO QUE A TINTA AZUL.

AGORA, MISTURE TUDO E VEJA O RESULTADO!



CRIE SUA OBRA DE ARTE UTILIZANDO A COR DESCOBERTA EM SEU CADERNO CARTOGRÁFICO. 


👉AGORA QUE DESCOBRIMOS A COR VIOLETA, AJUDE O COELHINHO PINTANDO O OVO DE PÁSCOA DESTA MESMA COR. DEPOIS, PINTE O RESTANTE DO DESENHO COM MUITO CAPRICHO!




4º MOMENTO


ASSUNTO

  • ARREMESSO

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIA

  • CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

 

OBJETIVOS

  • DESENVOLVER A COORDENAÇÃO MOTORA FINA E O DOMÍNIO DO MOVIMENTO DE PINÇA.
  • AMASSAR PAPEL COM HABILIDADE.
  • ARREMESSAR BOLAS DE PAPEL EM DETERMINADO ALVO.

 

ATIVIDADE PROPOSTA


👉 CONVIDE ALGUM FAMILIAR PARA BRINCAR COM VOCÊ. ESCOLHA UM LOCAL ADEQUADO E COLOQUE O BALDE, QUE SERÁ A CESTA, O ALVO. MARQUE UM PONTO NO CHÃO, PARA SER O LOCAL DO ARREMESSO.

AGORA, PEGUE FOLHAS DE JORNAL OU REVISTAS E AMASSE-AS, PARA QUE ELAS SEJAM AS BOLAS.

CADA JOGADOR, NA SUA VEZ, DEVERÁ ARREMESSAR A “BOLA” DENTRO DO BALDE. VENCERÁ O JOGADOR QUE ACERTAR MAIS BOLAS!

             

 



ATIVIDADE PARA SER REALIZADA COM A FAMÍLIA - MOMENTO ASSÍNCRONO.



5º MOMENTO

 

 ASSUNTO

  • BRINCADEIRA: ESCONDE-ESCONDE

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIA

  • CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

 

OBJETIVOS

  • REFORÇAR AS NOÇÕES MATEMÁTICAS E ATIVAR O SENTIDO DA AUDIÇÃO AO TENTAR ENCONTRAR OS AMIGOS ESCONDIDOS.
  • ESTIMULAR AS HABILIDADES DE ESCUTA E OBSERVAÇÃO, RELACIONADAS AO DESENVOLVIMENTO DA ATENÇÃO.


ATIVIDADE PROPOSTA


👉 NA HISTÓRIA “O COELHO SEM ORELHAS”, OS ANIMAIS COSTUMAVAM BRINCAR DE ESCONDE-ESCONDE. O COELHINHO SEM ORELHAS SE SAÍA MUITO BEM, MAS O PINTINHO COM ORELHAS NÃO CONSEGUIA SE ESCONDER DIREITO... VOCÊ SE LEMBRA POR QUÊ?

E VOCÊ? CONSEGUE SE ESCONDER BEM? CONSEGUE ENCONTRAR OS OUTROS? VAMOS EXPERIMENTAR?

 

ESCOLHA UM LUGAR PARA SER O “PIQUE”. ESCOLHA ALGUÉM QUE SERÁ O “PEGADOR”, PARA FICAR DE COSTAS E DE OLHOS FECHADOS, NO “PIQUE”, CONTANDO ATÉ O NÚMERO COMBINADO. ENQUANTO ISSO, OS DEMAIS PARTICIPANTES DA BRINCADEIRA DEVERÃO SE ESCONDER.

 

QUANDO A CONTAGEM TERMINAR, A PESSOA QUE ESTÁ NO “PIQUE” VAI PROCURAR AS DEMAIS. SE ACHAR ALGUÉM, CORRE ATÉ O “PIQUE” E DIZ: “1, 2, 3... (NOME DO ENCONTRADO)!”

QUEM ESTÁ ESCONDIDO DEVE TENTAR CORRER ATÉ O “PIQUE” PARA SE SALVAR, SEM QUE O “PEGADOR” VEJA. DIRÁ: “1,2,3... (NOME) ESTÁ SALVO!”

O PRIMEIRO QUE FOR PEGO SERÁ O “PEGADOR” DA PRÓXIMA RODADA. SE TODOS FOREM SALVOS, A BRINCADEIRA CONTINUA COM O MESMO “PEGADOR”.

DIVIRTA-SE!