quarta-feira, 31 de março de 2021
MATERIAIS - SEMANA DE 05/04 A 09/04
ATENÇÃO!
31/03- QUARTA-FEIRA
AS ATIVIDADES A SEGUIR SERÃO REALIZADAS EM AULA SÍNCRONA COM A PROFESSORA.
1º MOMENTO
👉 VAMOS
RELEMBRAR OS NOMES DOS AMIGOS DA NOSSA TURMA? CLIQUE NO LINK DA CHAMADA DA SUA
TURMA!
2º
MOMENTO
ASSUNTO
- PÁSCOA
CAMPO DE EXPERIÊNCIA
- O EU, O OUTRO E O NÓS
OBJETIVOS
- GRATIDÃO
👉
A PÁSCOA ESTÁ AINDA MAIS PRÓXIMA... E O QUE ESTA DATA SIGNIFICA PARA VOCÊS?
ESTE
É UM BOM MOMENTO PARA CONVERSAR COM AS CRIANÇAS SOBRE AS LEMBRANÇAS DE SUAS
VIDAS, DE SUA INFÂNCIA, CELEBRAÇÕES EM FAMÍLIA, ETC.
QUAIS SENTIMENTOS E ATITUDES ESSA DATA DESPERTA? QUAIS ENSINAMENTOS A PÁSCOA TRAZ PARA TODOS?
3º MOMENTO
ASSUNTO
- FAMÍLIA
CAMPO DE EXPERIÊNCIA
- O EU, O OUTRO E O NÓS
OBJETIVOS
- PROPICIAR REFLEXÃO DA ESTRUTURA FAMILIAR E O CONHECIMENTO DA ESTRUTURA DE OUTRAS FAMÍLIAS.
- IDENTIFICAR OS MEMBROS DA FAMÍLIA.
- PROPICIAR REFLEXÃO SOBRE O RELACIONAMENTO ENTRE AS PESSOAS DE SUA FAMÍLIA E COM AS DEMAIS PESSOAS QUE A RODEIAM.
- DESPERTAR O RESPEITO E O INTERESSE PELOS DIFERENTES GRUPOS FAMILIARES.
- COMPREENDER A FAMÍLIA COMO PRIMEIRO PONTO DE REFERÊNCIA DA CRIANÇA.
ATIVIDADES PROPOSTAS
👉 ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR.
👉 CONVERSE COM UM ADULTO SOBRE A SUA FAMÍLIA.
👉 DESENHE, EM CADERNO CARTOGRÁFICO,
👉 COLE UMA FOTO DA SUA FAMÍLIA NA FICHA DO PROJETO
IDENTIDADE.
4º MOMENTO
ASSUNTO
- HISTÓRIA: O COELHO SEM ORELHAS, DE KLAUS BAUMGART E TIL SCHWEIGER.
CAMPO DE EXPERIÊNCIA
- ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
OBJETIVOS
- RESGATAR A HISTÓRIA TRABALHADA, DE ACORDO COM A ORDEM DOS FATOS.
ATIVIDADES PROPOSTAS
👉 VAMOS RELEMBRAR A HISTÓRIA DA SEMANA?
ATIVIDADE PARA
SER REALIZADA COM A FAMÍLIA - MOMENTO ASSÍNCRONO.
5º
MOMENTO
ASSUNTO
- QUE TAL BRINCAR DE PESCAR PECINHAS?
CAMPO DE EXPERIÊNCIA
- CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
OBJETIVOS
- DESENVOLVER A COORDENAÇÃO MOTORA FINA.
- MANUSEAR A PENEIRA DE MODO A CONSEGUIR PESCAR TAMPINHAS E TIRÁ-LAS DA BACIA D’ÁGUA.
ATIVIDADE PROPOSTA
👉 COM A
AJUDA DE UM FAMILIAR, PEGUE UMA BACIA PLÁSTICA COM ÁGUA, UMA PENEIRA E TAMPAS
DE GARRAFA.
A
BRINCADEIRA É A SEGUINTE: PESCAR AS TAMPINHAS COM O AUXÍLIO DA PENEIRA E
TIRÁ-LAS, UMA A UMA, DA BACIA.
SE, NA SUA
CASA, HOUVER MAIS DE UMA BACIA E MAIS DE UMA PENEIRA, PODERÃO BRINCAR AOS PARES
E DESCOBRIR QUAL DOS JOGADORES É O MAIS RÁPIDO E HABILIDOSO NA PESCARIA.
terça-feira, 30 de março de 2021
30/03- TERÇA-FEIRA
AS ATIVIDADES A SEGUIR SERÃO REALIZADAS EM AULA SÍNCRONA COM A PROFESSORA.
1º MOMENTO
👉 VAMOS RELEMBRAR OS NOMES DOS AMIGOS DA NOSSA TURMA? CLIQUE NO LINK DA CHAMADA DA SUA TURMA!
2º MOMENTO
ASSUNTO
- PÁSCOA
CAMPO DE EXPERIÊNCIA
- O EU, O OUTRO E O NÓS
OBJETIVOS
- REFLETIR A RESPEITO DOS BONS VALORES SUSCITADOS PELA PÁSCOA.
- GRATIDÃO
👉 ESTAMOS CHEGANDO MAIS PERTO DA PÁSCOA... E, HOJE, CONVIDAMOS VOCÊ E SUA FAMÍLIA A AGRADECER AO PAPAI DO CÉU PELAS COISAS BOAS QUE HÁ EM SUAS VIDAS! E, POR FALAR EM CONTAR... NÃO DARIA NEM PARA CONTAR, DE TANTAS COISAS BOAS, NÃO É MESMO? CONVERSEM SOBRE ISSO...
👉 EM SEU CADERNO CARTOGRÁFICO, DESENHE ALGO QUE O DEIXA MUITO FELIZ E QUE VOCÊ GOSTARIA DE AGRADECER!
3º
MOMENTO
ASSUNTOS
- HISTÓRIA: O COELHO SEM ORELHAS, DE KLAUS BAUMGART E TIL SCHWEIGER.
CAMPO DE EXPERIÊNCIA
- ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
OBJETIVOS
- RESGATAR A HISTÓRIA TRABALHADA, DE ACORDO COM A ORDEM DOS FATOS.
ATIVIDADES PROPOSTAS
👉RELEMBRE A HISTÓRIA O COELHO SEM ORELHAS, OBSERVANDO AS IMAGENS ABAIXO.
👉 CONVERSE COM SEUS FAMILIARES SOBRE O ANIMAL QUE APARECE NA IMAGEM ABAIXO. O QUE VOCÊ SABE SOBRE ELE?
ASSUNTO
- BRINCADEIRA: MESTRE MANDOU
CAMPO DE EXPERIÊNCIA
- CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
- ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
OBJETIVOS
- PRATICAR A ESCUTA ATENTA.
- REALIZAR CONTAGENS, EXPLORANDO DIVERSOS MATERIAIS.
ATIVIDADES PROPOSTAS
👉 ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO.
👉
NA HISTÓRIA QUE VOCÊ CONHECEU, O COELHO SEM ORELHAS CORRIA DE UM LADO PARA O
OUTRO, PULAVA, CAVAVA... MEXIA BASTANTE O SEU CORPO! AGORA É A SUA VEZ! SÓ QUE,
ALÉM DE SE MEXER, VOCÊ VAI CONTAR, TUDO BEM? CONVIDE A FAMÍLIA PARA BRINCAR!
O MESTRE
MANDOU - CONTAGEM
PEGAR UM LÁPIS,
ABRAÇAR DUAS ALMOFADAS,
MANDAR TRÊS BEIJOS,
PEGAR QUATRO BRINQUEDOS,
BATER CINCO PALMAS,
LEVANTAR SEIS DEDOS,
DAR SETE PULOS,
TOCAR EM OITO PARTES DO CORPO,
ABAIXAR E LEVANTAR NOVE VEZES,
DAR 10 PASSOS.
AULAS ESPECIALIZADAS
PRÉ I A
10H20 - EDUCAÇÃO FÍSICA
11H20 - ENSINO RELIGIOSO
(EXCEPCIONALMENTE HOJE: AULA COM A PROFESSORA REGENTE- VIDE AVISO ACIMA)
PRÉ I B
13H20 - EDUCAÇÃO FÍSICA
13H50 - ENSINO RELIGIOSO
(EXCEPCIONALMENTE HOJE: AULA COM A PROFESSORA REGENTE- VIDE AVISO ACIMA)
ATIVIDADE PARA SER REALIZADA COM A FAMÍLIA - MOMENTO ASSÍNCRONO.
5º MOMENTO
ASSUNTO
- PESCARIA DE PECINHAS
CAMPO DE EXPERIÊNCIA
- CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
OBJETIVOS
- DESENVOLVER A COORDENAÇÃO MOTORA FINA E O DOMÍNIO DO MOVIMENTO DE PINÇA.
- MANUSEAR PINÇAS E CONSEGUIR TRANSPORTAR PECINHAS DE UM LUGAR AO OUTRO.
ATIVIDADE PROPOSTA
👉 COM A AJUDA DE UM FAMILIAR, PEGUE PINÇAS DE COZINHA, CAIXA DE OVO E PECINHAS PLÁSTICAS OU MESMO TAMPAS DE GARRAFA.
A BRINCADEIRA É A SEGUINTE: PINÇAR OBJETOS (TAMPINHAS OU PECINHAS DIVERSAS) DE UM POTE COM A PINÇA DE COZINHA E LEVÁ-LOS A UMA CAIXA DE OVOS. CADA OBJETO DEVERÁ SER COLOCADO EM UM DOS BURAQUINHOS, COMO SE FOSSE UM OVO.
SE NA SUA CASA HOUVER MAIS DE UMA CAIXA E MAIS DE UMA PINÇA, PODERÃO BRINCAR AOS PARES E DESCOBRIR QUAL DOS JOGADORES É O MAIS RÁPIDO E HABILIDOSO.
segunda-feira, 29 de março de 2021
29/03- SEGUNDA-FEIRA
AS ATIVIDADES A SEGUIR SERÃO REALIZADAS EM AULA SÍNCRONA COM A PROFESSORA.
1º MOMENTO
👉 VAMOS RELEMBRAR OS NOMES DOS AMIGOS DA NOSSA TURMA? CLIQUE NO LINK DA CHAMADA DA SUA TURMA!
2º
MOMENTO
ASSUNTO
- HISTÓRIA: O COELHO SEM ORELHAS, DE KLAUS BAUMGART E TIL SCHWEIGER
- PÁSCOA
CAMPO DE EXPERIÊNCIA
- ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
- O EU, O OUTRO E O NÓS
OBJETIVOS
- INSTIGAR A CURIOSIDADE.
- DESENVOLVER O INTERESSE PELA LEITURA.
- DESENVOLVER O RACIOCÍNIO LÓGICO, A CAPACIDADE DE MEMORIZAÇÃO E A OBSERVAÇÃO.
- EXPLORAR A ORALIDADE E AMPLIAR O VOCABULÁRIO.
ATIVIDADES PROPOSTAS
👉 ACESSE O
VÍDEO SOBRE A HISTÓRIA: O COELHO SEM
ORELHAS, DE KLAUS BAUMGART E TIL SCHWEIGER.
👉 VAMOS CONVERSAR
UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA QUE CONHECEMOS?
- O QUE O COELHO TINHA DE DIFERENTE EM RELAÇÃO AOS DEMAIS?
- O QUE O COELHO SEM ORELHAS CONSEGUIA FAZER?
- POR QUE ELE SE SENTIA TRISTE?
- O
QUE O COELHO SEM ORELHAS ENCONTROU CERTO DIA?
- O COELHO LOGO QUIS FICAR COM O OVO OU TENTOU ENCONTRAR SEU DONO?
- VOCÊ TAMBÉM FARIA ISSO? POR QUÊ?
- O QUE O COELHO FAZIA COM O OVO?
- O QUE HAVIA NO OVO? COMO A HISTÓRIA TERMINOU?
👉 EM SEU CADERNO CARTOGRÁFICO DESENHE A PARTE DA HISTÓRIA DE QUE VOCÊ MAIS GOSTOU.
👉 NESTA SEMANA EM QUE NOS PREPARAMOS PARA A FESTA DA PÁSCOA, CONVIDAMOS VOCÊ E SUA FAMÍLIA A AGRADECEREM AO PAPAI DO CÉU POR SUAS VIDAS! FALEM SOBRE AS QUALIDADES DE CADA UM QUE OS TORNAM ÚNICOS E ESPECIAIS! QUE TODOS POSSAM AGRADECER “O PRESENTE” QUE É TER UNS AOS OUTROS!
3º
MOMENTO
ASSUNTO
- COR: VIOLETA
CAMPO DE EXPERIÊNCIA
- ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
OBJETIVOS
- IDENTIFICAR E RECONHECER AS CORES.
- MISTURAR E NOMEAR AS CORES.
ATIVIDADES PROPOSTAS
👉 VAMOS ASSISTIR AO VÍDEO ABAIXO.
👉PEGUE SEU CADERNO DE CARTOGRAFIA, DOIS PALITOS
DE SORVETE E A CAIXINHA DE PINTURA A
COM UM DOS PALITOS DE SORVETE, PEGUE UM POUCO DA TINTA AZUL E COLOQUE-A NUM POTINHO.
EM SEGUIDA, COM UM OUTRO PALITO, PEGUE
UM POUCO DA TINTA VERMELHA E ACRESCENTE-A NO MESMO POTINHO QUE A TINTA AZUL.
AGORA, MISTURE TUDO E VEJA O
RESULTADO!
CRIE SUA OBRA DE ARTE UTILIZANDO A COR DESCOBERTA EM SEU CADERNO CARTOGRÁFICO.
👉AGORA QUE DESCOBRIMOS A COR VIOLETA, AJUDE O COELHINHO PINTANDO O OVO DE PÁSCOA DESTA MESMA COR. DEPOIS, PINTE O RESTANTE DO DESENHO COM MUITO CAPRICHO!
4º
MOMENTO
ASSUNTO
- ARREMESSO
CAMPO DE EXPERIÊNCIA
- CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
OBJETIVOS
- DESENVOLVER A COORDENAÇÃO MOTORA FINA E O DOMÍNIO DO MOVIMENTO DE PINÇA.
- AMASSAR PAPEL COM HABILIDADE.
- ARREMESSAR BOLAS DE PAPEL EM DETERMINADO ALVO.
ATIVIDADE PROPOSTA
👉 CONVIDE
ALGUM FAMILIAR PARA BRINCAR COM VOCÊ. ESCOLHA UM LOCAL ADEQUADO E COLOQUE O BALDE,
QUE SERÁ A CESTA, O ALVO. MARQUE UM PONTO NO CHÃO, PARA SER O LOCAL DO
ARREMESSO.
AGORA,
PEGUE FOLHAS DE JORNAL OU REVISTAS E AMASSE-AS, PARA QUE ELAS SEJAM AS BOLAS.
CADA
JOGADOR, NA SUA VEZ, DEVERÁ ARREMESSAR A “BOLA” DENTRO DO BALDE. VENCERÁ O
JOGADOR QUE ACERTAR MAIS BOLAS!
ATIVIDADE PARA
SER REALIZADA COM A FAMÍLIA - MOMENTO ASSÍNCRONO.
5º
MOMENTO
ASSUNTO
- BRINCADEIRA: ESCONDE-ESCONDE
CAMPO DE EXPERIÊNCIA
- CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
OBJETIVOS
- REFORÇAR AS NOÇÕES MATEMÁTICAS E ATIVAR O SENTIDO DA AUDIÇÃO AO TENTAR ENCONTRAR OS AMIGOS ESCONDIDOS.
- ESTIMULAR AS HABILIDADES DE ESCUTA E OBSERVAÇÃO, RELACIONADAS AO DESENVOLVIMENTO DA ATENÇÃO.
ATIVIDADE PROPOSTA
👉
NA HISTÓRIA “O COELHO SEM ORELHAS”,
OS ANIMAIS COSTUMAVAM BRINCAR DE ESCONDE-ESCONDE. O COELHINHO SEM ORELHAS SE
SAÍA MUITO BEM, MAS O PINTINHO COM ORELHAS NÃO CONSEGUIA SE ESCONDER DIREITO... VOCÊ
SE LEMBRA POR QUÊ?
E VOCÊ?
CONSEGUE SE ESCONDER BEM? CONSEGUE ENCONTRAR OS OUTROS? VAMOS EXPERIMENTAR?
ESCOLHA UM
LUGAR PARA SER O “PIQUE”. ESCOLHA ALGUÉM QUE SERÁ O “PEGADOR”, PARA FICAR DE
COSTAS E DE OLHOS FECHADOS, NO “PIQUE”, CONTANDO ATÉ O NÚMERO COMBINADO.
ENQUANTO ISSO, OS DEMAIS PARTICIPANTES DA BRINCADEIRA DEVERÃO SE ESCONDER.
QUANDO A
CONTAGEM TERMINAR, A PESSOA QUE ESTÁ NO “PIQUE” VAI PROCURAR AS DEMAIS. SE
ACHAR ALGUÉM, CORRE ATÉ O “PIQUE” E DIZ: “1,
2, 3... (NOME DO ENCONTRADO)!”
QUEM ESTÁ
ESCONDIDO DEVE TENTAR CORRER ATÉ O “PIQUE” PARA SE SALVAR, SEM QUE O “PEGADOR”
VEJA. DIRÁ: “1,2,3... (NOME) ESTÁ SALVO!”
O PRIMEIRO
QUE FOR PEGO SERÁ O “PEGADOR” DA PRÓXIMA RODADA. SE TODOS FOREM SALVOS, A
BRINCADEIRA CONTINUA COM O MESMO “PEGADOR”.
DIVIRTA-SE!