ATENÇÃO!
sexta-feira, 16 de abril de 2021
MATERIAIS - SEMANA DE 19/04 A 23/04
16/04- SEXTA-FEIRA
1º MOMENTO
👉VAMOS RELEMBRAR OS NOMES DOS AMIGOS DA NOSSA TURMA? CLIQUE NO LINK DA CHAMADA DA SUA TURMA!
2º MOMENTO
ASSUNTO
- PROJETO PINTURAS E COLAGENS
CAMPO DE EXPERIÊNCIA
- TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
OBJETIVOS
- AMPLIAR O REPERTÓRIO CULTURAL.
- RECONHECER E FIXAR DIFERENTES CORES.
- DESPERTAR A CURIOSIDADE E O GOSTO PELAS ARTES VISUAIS, BEM COMO CONHECER MATERIAIS E SUPORTES PARA A PRODUÇÃO DE ARTE.
- SABER RECONHECER A SEMELHANÇA E A DIFERENÇA EM AMBOS LADOS DE UMA IMAGEM.
ATIVIDADES PROPOSTAS
👉ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO E DIVIRTA-SE, EXERCITANDO SEU CORPO COM A MÚSICA TREM DE BRINCAR.
👉VAMOS FAZER UMA PINTURA CHAMADA ESPELHO SURPRESA?
PARA REALIZAR ESTA ATIVIDADE, VOCÊ PRECISARÁ DE UMA FOLHA DE PAPEL CRIATIVO, TINTA GUACHE E PALITOS DE SORVETE.
DOBRE A FOLHA AO MEIO E DESDOBRE-A. COM UM PALITO DE SORVETE, PEGUE PEQUENAS PORÇÕES DE TINTA E ESPALHE-AS PELO CENTRO DA FOLHA, PERTO DA MARCA DEIXADA PELA DOBRA. VOCÊ PODE FAZER ISSO USANDO DIFERENTES CORES.
QUANDO TERMINAR DE ESPALHAR A TINTA, DOBRE NOVAMENTE A FOLHA E PASSE, LEVEMENTE, SUA MÃO POR CIMA. DESDOBRE A FOLHA RAPIDAMENTE PARA NÃO GRUDAR!
UAU! VEJA QUE DESCOBERTA! SUA OBRA DE ARTE DEVE TER FICADO INCRÍVEL!
CONTE AOS SEUS FAMILIARES QUE IMAGEM VOCÊ CONSEGUIU FORMAR.
👉DEPOIS, REALIZE A ATIVIDADE PROPOSTA EM SUA FOLHA. VOCÊ PRECISARÁ DE UM ESPELHO PEQUENO E DE MUITO CUIDADO!
ENCOSTE O ESPELHO EM CIMA DA LINHA, AO LADO DE CADA METADE DE DESENHO DA FOLHA.
AO OLHAR NO ESPELHO, O QUE VOCÊ PERCEBEU? QUAL FOI SUA DESCOBERTA?
PARA TERMINAR, COMPLETE CADA UM DOS DESENHOS DE SUA FOLHA, DO SEU MELHOR JEITO. LEMBRE-SE DE COLORIR COM CAPRICHO!
3º MOMENTO
ASSUNTO
- RODA DA LEITURA
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA
- ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
- O EU, O OUTRO E O NÓS
OBJETIVOS
- PARTILHAR AS IMPRESSÕES QUE A LEITURA DEIXOU EM CADA ALUNO.
- EXERCITAR A ESCUTA ATENTA.
- DESENVOLVER A HABILIDADE ORAL DA LÍNGUA.
- DESENVOLVER A SENSIBILIDADE PARA O BELO LITERÁRIO.
- DESENVOLVER O AUTOCONHECIMENTO DO GRUPO A PARTIR DE SUAS ESCOLHAS E SEUS GOSTOS.
- RELEMBRAR A IMPORTÂNCIA DO CUIDADO COM OS LIVROS.
ATIVIDADES PROPOSTAS
👉CONVIDE SEUS FAMILIARES PARA UM MOMENTO DELICIOSO!
PARA ISSO, ESCOLHA UM LIVRO DE QUE GOSTE MUITO E CONTE, DE SEU MELHOR JEITO, A SUA HISTÓRIA.
ATIVIDADE PARA SER REALIZADA COM A FAMÍLIA - MOMENTO ASSÍNCRONO.
4º MOMENTO
ASSUNTO
- BOLHAS DE SABÃO
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA
- O EU, O OUTRO E O NÓS
- ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
- CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
OBJETIVOS
- REFINAR AS HABILIDADES MOTORAS ORAIS.
- REFINAR A COORDENAÇÃO OLHO-MÃO.
ATIVIDADES PROPOSTAS
👉VOCÊ JÁ BRINCOU DE FAZER BOLINHAS DE SABÃO?
CONVIDE SEUS FAMILIARES E DIVIRTAM-SE BRINCANDO DE SOPRAR BOLINHAS!
DESAFIE-OS PARA VER QUEM CONSEGUE ESTOURAR MAIS BOLINHAS.
quinta-feira, 15 de abril de 2021
15/04- QUINTA-FEIRA
1º MOMENTO
👉VAMOS RELEMBRAR OS NOMES DOS AMIGOS DA NOSSA TURMA? CLIQUE NO LINK DA CHAMADA DA SUA TURMA!
2º MOMENTO
ASSUNTO
- OS CINCO SENTIDOS
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS
- ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
- TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
- CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
OBJETIVOS
- EXPLORAR DIFERENTES SONS.
- DESENVOLVER A ATENÇÃO.
- AMPLIAR O VOCABULÁRIO.
- EXPRESSAR-SE PERANTE O GRUPO DE FORMA LIVRE.
- COMPREENDER O TEXTO LITERÁRIO.
- EXPLORAR AS ILUSTRAÇÕES.
- FAZER A COMPREENSÃO ORAL DO TEXTO.
ATIVIDADES PROPOSTAS
👉 ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR E CONHEÇA O SOM PRODUZIDO POR UM INSTRUMENTO MUSICAL CHAMADO SAXOFONE.
👉 AGORA, CONVIDE SEUS FAMILIARES E BRINQUEM DE QUE SOM É ESSE?
NESTA BRINCADEIRA, UM DOS PARTICIPANTES DEVERÁ IMITAR UM SOM DE ALGO DE QUE SE LEMBRE E OS DEMAIS DEVERÃO TENTAR ADIVINHAR O QUE PRODUZ DETERMINADO SOM.
👉 EM SEU CADERNO CARTOGRÁFICO, DESENHE, DO SEU MELHOR JEITO, ELEMENTOS, ANIMAIS OU OBJETOS QUE PRODUZEM SONS.
3º MOMENTO
ASSUNTO
- CONTAGEM E QUANTIDADE
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS
- ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
OBJETIVOS
- EXERCITAR A OBSERVAÇÃO.
- DESENVOLVER NOÇÕES DE QUANTIDADES.
ATIVIDADES PROPOSTAS
👉 ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR E RELEMBRE OS NÚMEROS DE 1 A 10.
👉AGORA, VOCÊ PRECISARÁ DE DEZ TAMPINHAS DE PLÁSTICO OU DE PECINHAS DE BRINQUEDO.
CLIQUE NO LINK A SEGUIR E JOGUE O DADO. A CADA NÚMERO TIRADO, VOCÊ DEVERÁ SEPARAR A QUANTIDADE CORRESPONDENTE DE TAMPINHAS.
👉EM SEGUIDA, EM SUA FOLHA DE ATIVIDADES, DESENHE:
4 PEIXES NO LAGO
3 ABELHAS VOANDO
5 FLORES NA GRAMA
6 LARANJAS EM UMA ÁRVORE
AULAS ESPECIALIZADAS
PRÉ I A
10H20 – EDUCAÇÃO MUSICAL
PRÉ I B
13H20 - INGLÊS
16H05 – EDUCAÇÃO MUSICAL
ATIVIDADE PARA SER REALIZADA COM A FAMÍLIA - MOMENTO ASSÍNCRONO.
4º MOMENTO
ASSUNTO
- MAPA DO CAMINHO
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS
- ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
- ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
OBJETIVOS
- EXERCITAR A ATENÇÃO E A OBSERVAÇÃO.
- DESENVOLVER A COORDENAÇÃO MOTORA.
ATIVIDADES PROPOSTAS
👉 QUE TAL ELABORAR COM SEUS FAMILIARES O MAPA DE UM CAMINHO CONHECIDO POR VOCÊS?
PARA ESTA ATIVIDADE, VOCÊ PRECISARÁ DE UMA FOLHA EM BRANCO, LÁPIS DE COR OU CANETINHA.
PRIMEIRO, CONVERSE COM SEUS FAMILIARES E ESCOLHAM O TRAJETO QUE DESEJAM REPRESENTAR. PODE SER O CAMINHO ATÉ A PADARIA OU ATÉ O MERCADO, POR EXEMPLO.
DESENHEM O CAMINHO QUE VOCÊS FAZEM ATÉ CHEGAR LÁ E PROCUREM ACRESCENTAR DESENHOS DE COISAS, ESTABELECIMENTOS OU CASAS QUE VOCÊS LEMBRAM TER NO TRAJETO. PINTEM O MAPA E GUARDEM-NO PARA O DIA DE UMA SAÍDA DA SUA CASA.
QUANDO VOCÊS PUDEREM FAZER ESSE TRAJETO, PEGUEM SEU MAPA E BRINQUEM DE DETETIVE.
COMO SERÁ ESSA ETAPA?
VOCÊ PRECISARÁ OLHAR OS DESENHOS QUE FEZ NO MAPA E TENTAR ENCONTRAR A SUA CORRESPONDÊNCIA NO CAMINHO REAL. A CADA ITEM QUE VOCÊ LOCALIZAR, MARCARÁ UM PONTO!
BOA DIVERSÃO!
quarta-feira, 14 de abril de 2021
14/04- QUARTA-FEIRA
A aula de Inglês foi, excepcionalmente, antecipada de quinta-feira para essa quarta-feira (14 de Abril) às 13h50.
1º MOMENTO
👉VAMOS RELEMBRAR OS NOMES DOS AMIGOS DA NOSSA TURMA? CLIQUE NO LINK DA CHAMADA DA SUA TURMA!
2º MOMENTO
ASSUNTO
- FORMAS GEOMÉTRICAS
- CORES: VERMELHO, AMARELO E AZUL
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA
- ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
- ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
- TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
OBJETIVOS
- CONHECER AS FORMAS GEOMÉTRICAS: QUADRADO, CÍRCULO, RETÂNGULO E TRIÂNGULO.
- IDENTIFICAR AS FORMAS GEOMÉTRICAS EM OBJETOS QUE POSSUI EM CASA.
- DESENVOLVER A EXPRESSÃO ARTÍSTICA POR MEIO DA CRIAÇÃO DO DESENHO.
- RECONHECER AS FORMAS GEOMÉTRICAS EM OBRAS DE ARTE DE MONDRIAN.
ATIVIDADES PROPOSTAS
👉ASSISTA AO DESENHO ANIMADO O DIÁRIO DE MIKA E DESCUBRA, ASSIM COMO A MENININHA, COMO AS FIGURAS GEOMÉTRICAS ESTÃO PRESENTES EM TUDO O QUE VEMOS.
👉OBSERVE ALGUMAS OBRAS DO ARTISTA PIET MONDRIAN.
EM SEGUIDA, CONVERSE COM SEUS FAMILIARES E CONTE SUAS DESCOBERTAS:
O QUE VOCÊ ACHOU DAS OBRAS?
QUAIS FORMAS CONSEGUIU OBSERVAR?
QUAIS FORAM AS CORES UTILIZADAS PELO ARTISTA?
👉AGORA, INSPIRADO(A) PELO ARTISTA, CRIE SUA PRÓPRIA OBRA DE ARTE! CONTORNE OBJETOS QUE TENHAM AS FORMAS UTILIZADAS PELO ARTISTA COM CANETINHA PRETA E, DEPOIS, USE AS CORES VERMELHO, AMARELO, AZUL, BRANCO E PRETO DE GUACHE OU PINTURA A DEDO PARA COLORIR.
👉PARA FINALIZAR, ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR E DESCUBRA COMO O ENCONTRO DA PINTURA E DA MÚSICA PODE SER INTERESSANTE.
3º MOMENTO
ASSUNTO
- OS CINCO SENTIDOS
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA
- ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
- O EU, O OUTRO E O NÓS
- CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
OBJETIVOS
- EXPLORAR DIFERENTES TEXTURAS.
- DESENVOLVER A ATENÇÃO.
- AMPLIAR O VOCABULÁRIO.
- EXPRESSAR-SE PERANTE O GRUPO DE FORMA LIVRE.
ATIVIDADES PROPOSTAS
👉PARA REALIZAR ESTA ATIVIDADE, VOCÊ PRECISARÁ DA AJUDA DE SEUS FAMILIARES.
ORIENTAÇÕES AOS PAIS: COLOQUEM DENTRO DE UM SACO (QUE NÃO SEJA TRANSPARENTE) DE CINCO A SEIS BRINQUEDOS OU OBJETOS PEQUENOS, COMO: UM CARRINHO, UMA BALA, UM BOTÃO, UMA CANETA, UM PEDACINHO DE TECIDO, UMA LIXA DE UNHA.
1º EXPERIMENTO – SOLICITE QUE SEU FILHO TOQUE EM CADA UM DOS OBJETOS, SEM TIRÁ-LOS DE DENTRO DO SACO, E QUE, SEM OLHAR, TENTE ADIVINHAR O QUE É.
PEÇA PARA QUE COMPARTILHE, ORALMENTE, SUAS EXPERIÊNCIAS, CONTANDO QUAIS FORAM OS OBJETOS DESCOBERTOS, AS TEXTURAS SENTIDAS E AS SENSAÇÕES.
4º MOMENTO
ASSUNTO
- ATIVIDADE PSICOMOTORA
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA
- CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
- O EU, O OUTRO E O NÓS
OBJETIVOS
- EXERCITAR A COORDENAÇÃO MOTORA.
- EXERCITAR O MOVIMENTO DE PINÇA.
- MANUSEAR DIFERENTES MATERIAIS.
- ESTABELECER RELAÇÕES DE ESPAÇO.
ATIVIDADES PROPOSTAS
👉ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR E BRINQUE DA DANÇA DO DESAFIO!
NESTA DANÇA, VOCÊ DEVERÁ APONTAR CADA UMA DAS PARTES DO CORPO, CONFORME A MÚSICA SOLICITAR.
👉AGORA, VOCÊ PRECISARÁ DE ALGUNS GRÃOS DE DIFERENTES TIPOS E CORES E UMA FORMINHA DE GELO OU ALGUM OUTRO RECIPIENTE COM DIVISÓRIAS.
VOCÊ CARREGARÁ UM GRÃO POR VEZ, SEPARANDO-OS NOS ESPAÇOS QUE TIVER. MAS, ATENÇÃO! VOCÊ DEVERÁ FAZER O MOVIMENTO ADEQUADO DE PINÇA!
DEPOIS, CONTE AOS SEUS FAMILIARES COMO VOCÊ ORGANIZOU SEUS GRÃOS, QUAL TIPO DE GRÃO VOCÊ TINHA EM MAIOR OU MENOR QUANTIDADE E COMO ERA A TEXTURA DE CADA UM DELES.
5º MOMENTO
ASSUNTO
- GINCANA DAS CORES E TEXTURAS
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA
- CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
- ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
OBJETIVOS
- EXPLORAR DIFERENTES TEXTURAS.
- DESENVOLVER A ATENÇÃO.
- AMPLIAR O VOCABULÁRIO.
- EXERCITAR A ATENÇÃO.
ATIVIDADES PROPOSTAS
👉CONVIDE SEUS FAMILIARES PARA UMA GINCANA!
NESTA GINCANA, UM DOS PARTICIPANTES SOLICITARÁ ELEMENTOS QUE TENHAM DETERMINADA CARACTERÍSTICA E DEVEM SER TRAZIDOS E APRESENTADOS AOS DEMAIS.
EXEMPLOS DE CARACTERÍSTICAS DOS ITENS QUE PODEM SER SOLICITADOS: ALGO MOLE, MACIO, ÁSPERO, LISO, AZUL, DURO, ELÁSTICO, VERMELHO E LARANJA.
BOA GINCANA!
AULA ESPECIALIZADA
PRÉ I A
11H20 – INGLÊS
ATIVIDADE PARA SER REALIZADA COM A FAMÍLIA - MOMENTO ASSÍNCRONO.
6º MOMENTO
ASSUNTO
- BRINCADEIRA: MÍMICA
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA
- CORPO, GESTO E MOVIMENTO
- O EU, O OUTRO E O NÓS
OBJETIVOS
- DESENVOLVER A IMAGINAÇÃO E A CRIATIVIDADE POR MEIO DE BRINCADEIRAS.
- DESENVOLVER A ATENÇÃO.
ATIVIDADES PROPOSTAS
👉NA SEMANA PASSADA, DURANTE A AULA, VOCÊ BRINCOU DE MÍMICA. AGORA, CONVIDE SEUS FAMILIARES PARA QUE BRINQUEM DE MÍMICA COM VOCÊ!
HOJE, O TEMA SERÁ ANIMAIS! CADA PESSOA QUE PARTICIPAR DA BRINCADEIRA DEVERÁ PENSAR EM UM ANIMAL PARA REPRESENTAR, FAZER GESTOS! OS DEMAIS PARTICIPANTES DEVERÃO TENTAR DESCOBRIR QUAL ANIMAL ESTÁ SENDO REPRESENTADO.
LEMBRE-SE DE QUE, NO JOGO DE MÍMICA, QUEM ESTÁ REPRESENTANDO NÃO PODE FALAR!
DIVIRTAM-SE!