sexta-feira, 16 de abril de 2021

MATERIAIS - SEMANA DE 19/04 A 23/04

                                   ATENÇÃO!


Prezados Pais,

Disponibilizamos o arquivo com as fichas das atividades que serão usadas na próxima semana. Pedimos, por gentileza, que esse material seja impresso até 2ª feira, dia 19/04.




Agradecemos a parceria e a colaboração!

Ótimo fim de semana para todas as famílias!

Equipe do Pré I






16/04- SEXTA-FEIRA




 AS ATIVIDADES A SEGUIR SERÃO REALIZADAS EM AULA SÍNCRONA COM A PROFESSORA.



1º MOMENTO


👉VAMOS RELEMBRAR OS NOMES DOS AMIGOS DA NOSSA TURMA? CLIQUE NO LINK DA CHAMADA DA SUA TURMA!


PRÉ I A - MANHÃ


PRÉ I B - TARDE


2º MOMENTO


ASSUNTO


  • PROJETO PINTURAS E COLAGENS



CAMPO DE EXPERIÊNCIA

  • TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS



OBJETIVOS

  • AMPLIAR O REPERTÓRIO CULTURAL.
  • RECONHECER E FIXAR DIFERENTES CORES.
  • DESPERTAR A CURIOSIDADE E O GOSTO PELAS ARTES VISUAIS, BEM COMO CONHECER MATERIAIS E SUPORTES PARA A PRODUÇÃO DE ARTE.
  • SABER RECONHECER A SEMELHANÇA E A DIFERENÇA EM AMBOS LADOS DE UMA IMAGEM. 



ATIVIDADES PROPOSTAS


👉ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO E DIVIRTA-SE, EXERCITANDO SEU CORPO COM A MÚSICA TREM DE BRINCAR







👉VAMOS FAZER UMA PINTURA CHAMADA ESPELHO SURPRESA? 

PARA REALIZAR ESTA ATIVIDADE, VOCÊ PRECISARÁ DE UMA FOLHA DE PAPEL CRIATIVO, TINTA GUACHE E PALITOS DE SORVETE. 

DOBRE A FOLHA AO MEIO E DESDOBRE-A. COM UM PALITO DE SORVETE, PEGUE PEQUENAS PORÇÕES DE TINTA E ESPALHE-AS PELO CENTRO DA FOLHA, PERTO DA MARCA DEIXADA PELA DOBRA. VOCÊ PODE FAZER ISSO USANDO DIFERENTES CORES. 

QUANDO TERMINAR DE ESPALHAR A TINTA, DOBRE NOVAMENTE A FOLHA E PASSE, LEVEMENTE, SUA MÃO POR CIMA. DESDOBRE A FOLHA RAPIDAMENTE PARA NÃO GRUDAR!

UAU! VEJA QUE DESCOBERTA! SUA OBRA DE ARTE DEVE TER FICADO INCRÍVEL!

CONTE AOS SEUS FAMILIARES QUE IMAGEM VOCÊ CONSEGUIU FORMAR. 


👉DEPOIS, REALIZE A ATIVIDADE PROPOSTA EM SUA FOLHA. VOCÊ PRECISARÁ DE UM ESPELHO PEQUENO E DE MUITO CUIDADO!

ENCOSTE O ESPELHO EM CIMA DA LINHA, AO LADO DE CADA METADE DE DESENHO DA FOLHA. 

AO OLHAR NO ESPELHO, O QUE VOCÊ PERCEBEU? QUAL FOI SUA DESCOBERTA?

PARA TERMINAR, COMPLETE CADA UM DOS DESENHOS DE SUA FOLHA, DO SEU MELHOR JEITO. LEMBRE-SE DE COLORIR COM CAPRICHO!


Diagrama, Desenho técnico, Retângulo

Descrição gerada automaticamente


3º MOMENTO



ASSUNTO 


  • RODA DA LEITURA



CAMPOS DE EXPERIÊNCIA 


  • ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
  • O EU, O OUTRO E O NÓS


OBJETIVOS

  • PARTILHAR AS IMPRESSÕES QUE A LEITURA DEIXOU EM CADA ALUNO.
  • EXERCITAR A ESCUTA ATENTA.
  • DESENVOLVER A HABILIDADE ORAL DA LÍNGUA.
  • DESENVOLVER A SENSIBILIDADE PARA O BELO LITERÁRIO.
  • DESENVOLVER O AUTOCONHECIMENTO DO GRUPO A PARTIR DE SUAS ESCOLHAS E SEUS GOSTOS.
  • RELEMBRAR A IMPORTÂNCIA DO CUIDADO COM OS LIVROS.

ATIVIDADES PROPOSTAS



👉CONVIDE SEUS FAMILIARES PARA UM MOMENTO DELICIOSO! 

PARA ISSO, ESCOLHA UM LIVRO DE QUE GOSTE MUITO E CONTE, DE SEU MELHOR JEITO, A SUA HISTÓRIA.



ATIVIDADE PARA SER REALIZADA COM A FAMÍLIA - MOMENTO ASSÍNCRONO.



4º MOMENTO


ASSUNTO


  • BOLHAS DE SABÃO

                  


CAMPOS DE EXPERIÊNCIA


  • O EU, O OUTRO E O NÓS
  • ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
  • CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS



OBJETIVOS


  • REFINAR AS HABILIDADES MOTORAS ORAIS.
  • REFINAR A COORDENAÇÃO OLHO-MÃO.


ATIVIDADES PROPOSTAS


👉VOCÊ JÁ BRINCOU DE FAZER BOLINHAS DE SABÃO?

CONVIDE SEUS FAMILIARES E DIVIRTAM-SE BRINCANDO DE SOPRAR BOLINHAS! 

DESAFIE-OS PARA VER QUEM CONSEGUE ESTOURAR MAIS BOLINHAS.



















 


quinta-feira, 15 de abril de 2021

15/04- QUINTA-FEIRA




AS ATIVIDADES A SEGUIR SERÃO REALIZADAS EM AULA SÍNCRONA COM A PROFESSORA.

1º MOMENTO


👉VAMOS RELEMBRAR OS NOMES DOS AMIGOS DA NOSSA TURMA? CLIQUE NO LINK DA CHAMADA DA SUA TURMA!


PRÉ I A - MANHÃ


PRÉ I B - TARDE


2º MOMENTO


ASSUNTO 


  • OS CINCO SENTIDOS


CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS 


  • ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
  • TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
  • CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS


OBJETIVOS

  • EXPLORAR DIFERENTES SONS.
  • DESENVOLVER A ATENÇÃO.
  • AMPLIAR O VOCABULÁRIO. 
  • EXPRESSAR-SE PERANTE O GRUPO DE FORMA LIVRE.
  • COMPREENDER O TEXTO LITERÁRIO.
  • EXPLORAR AS ILUSTRAÇÕES.
  • FAZER A COMPREENSÃO ORAL DO TEXTO.

ATIVIDADES PROPOSTAS

 


👉 ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR E CONHEÇA O SOM PRODUZIDO POR UM INSTRUMENTO MUSICAL CHAMADO SAXOFONE.







👉 AGORA, CONVIDE SEUS FAMILIARES E BRINQUEM DE QUE SOM É ESSE? 

NESTA BRINCADEIRA, UM DOS PARTICIPANTES DEVERÁ IMITAR UM SOM DE ALGO DE QUE SE LEMBRE E OS DEMAIS DEVERÃO TENTAR ADIVINHAR O QUE PRODUZ DETERMINADO SOM. 


👉 EM SEU CADERNO CARTOGRÁFICO, DESENHE, DO SEU MELHOR JEITO, ELEMENTOS, ANIMAIS OU OBJETOS QUE PRODUZEM SONS.




3º MOMENTO


ASSUNTO 


  • CONTAGEM E QUANTIDADE


CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS 


  • ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES



OBJETIVOS


  • EXERCITAR A OBSERVAÇÃO.
  • DESENVOLVER NOÇÕES DE QUANTIDADES.


ATIVIDADES PROPOSTAS



👉 ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR E RELEMBRE OS NÚMEROS DE 1 A 10.






👉AGORA, VOCÊ PRECISARÁ DE DEZ TAMPINHAS DE PLÁSTICO OU DE PECINHAS DE BRINQUEDO.

CLIQUE NO LINK A SEGUIR E JOGUE O DADO. A CADA NÚMERO TIRADO, VOCÊ DEVERÁ SEPARAR A QUANTIDADE CORRESPONDENTE DE TAMPINHAS.  


DADO



👉EM SEGUIDA, EM SUA FOLHA DE ATIVIDADES, DESENHE:


4 PEIXES NO LAGO

3 ABELHAS VOANDO

5 FLORES NA GRAMA

6 LARANJAS EM UMA ÁRVORE

Diagrama

Descrição gerada automaticamente



AULAS ESPECIALIZADAS


PRÉ I A

 

10H20 – EDUCAÇÃO MUSICAL

 

PRÉ I B

 

13H20 - INGLÊS

16H05 – EDUCAÇÃO MUSICAL 


 

ATIVIDADE PARA SER REALIZADA COM A FAMÍLIA - MOMENTO ASSÍNCRONO.


4º MOMENTO


ASSUNTO

  • MAPA DO CAMINHO

CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS


  • ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
  • ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES



OBJETIVOS


  • EXERCITAR A ATENÇÃO E A OBSERVAÇÃO.
  • DESENVOLVER A COORDENAÇÃO MOTORA. 


ATIVIDADES PROPOSTAS


👉 QUE TAL ELABORAR COM SEUS FAMILIARES O MAPA DE UM CAMINHO CONHECIDO POR VOCÊS?


PARA ESTA ATIVIDADE, VOCÊ PRECISARÁ DE UMA FOLHA EM BRANCO, LÁPIS DE COR OU CANETINHA.

PRIMEIRO, CONVERSE COM SEUS FAMILIARES E ESCOLHAM O TRAJETO QUE DESEJAM REPRESENTAR. PODE SER O CAMINHO ATÉ A PADARIA OU ATÉ O MERCADO, POR EXEMPLO.  

DESENHEM O CAMINHO QUE VOCÊS FAZEM ATÉ CHEGAR LÁ E PROCUREM ACRESCENTAR DESENHOS DE COISAS, ESTABELECIMENTOS OU CASAS QUE VOCÊS LEMBRAM TER NO TRAJETO. PINTEM O MAPA E GUARDEM-NO PARA O DIA DE UMA SAÍDA DA SUA CASA.

QUANDO VOCÊS PUDEREM FAZER ESSE TRAJETO, PEGUEM SEU MAPA E BRINQUEM DE DETETIVE. 

COMO SERÁ ESSA ETAPA? 

VOCÊ PRECISARÁ OLHAR OS DESENHOS QUE FEZ NO MAPA E TENTAR ENCONTRAR A SUA CORRESPONDÊNCIA NO CAMINHO REAL. A CADA ITEM QUE VOCÊ LOCALIZAR, MARCARÁ UM PONTO!

BOA DIVERSÃO!



 


quarta-feira, 14 de abril de 2021

14/04- QUARTA-FEIRA





ATENÇÃO ALUNOS DO PRÉ I B


A aula de Inglês foi, excepcionalmente, antecipada de quinta-feira para essa quarta-feira (14 de Abril)  às 13h50.

Equipe do Pré I





AS ATIVIDADES A SEGUIR SERÃO REALIZADAS EM AULA SÍNCRONA COM A PROFESSORA.

1º MOMENTO


👉VAMOS RELEMBRAR OS NOMES DOS AMIGOS DA NOSSA TURMA? CLIQUE NO LINK DA CHAMADA DA SUA TURMA!


PRÉ I A - MANHÃ


PRÉ I B - TARDE


2º MOMENTO


ASSUNTO


  • FORMAS GEOMÉTRICAS
  • CORES: VERMELHO, AMARELO E AZUL

                  

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA


  • ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO 
  • ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
  • TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS


OBJETIVOS


  • CONHECER AS FORMAS GEOMÉTRICAS: QUADRADO, CÍRCULO, RETÂNGULO E TRIÂNGULO.
  • IDENTIFICAR AS FORMAS GEOMÉTRICAS EM OBJETOS QUE POSSUI EM CASA.
  • DESENVOLVER A EXPRESSÃO ARTÍSTICA POR MEIO DA CRIAÇÃO DO DESENHO.
  • RECONHECER AS FORMAS GEOMÉTRICAS EM OBRAS DE ARTE DE MONDRIAN.


ATIVIDADES PROPOSTAS


👉ASSISTA AO DESENHO ANIMADO O DIÁRIO DE MIKA E DESCUBRA, ASSIM COMO A MENININHA, COMO AS FIGURAS GEOMÉTRICAS ESTÃO PRESENTES EM TUDO O QUE VEMOS. 






👉OBSERVE ALGUMAS OBRAS DO ARTISTA PIET MONDRIAN. 



EM SEGUIDA, CONVERSE COM SEUS FAMILIARES E CONTE SUAS DESCOBERTAS:

O QUE VOCÊ ACHOU DAS OBRAS?

QUAIS FORMAS CONSEGUIU OBSERVAR?

QUAIS FORAM AS CORES UTILIZADAS PELO ARTISTA?


        


        


👉AGORA, INSPIRADO(A) PELO ARTISTA, CRIE SUA PRÓPRIA OBRA DE ARTE! CONTORNE OBJETOS QUE TENHAM AS FORMAS UTILIZADAS PELO ARTISTA COM CANETINHA PRETA E, DEPOIS, USE AS CORES VERMELHO, AMARELO, AZUL, BRANCO E PRETO DE GUACHE OU PINTURA A DEDO PARA COLORIR.

 

 👉PARA FINALIZAR, ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR E DESCUBRA COMO O ENCONTRO DA PINTURA E DA MÚSICA PODE SER INTERESSANTE.







3º MOMENTO


ASSUNTO 


  • OS CINCO SENTIDOS


CAMPOS DE EXPERIÊNCIA 


  • ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
  • O EU, O OUTRO E O NÓS
  • CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS


OBJETIVOS


  • EXPLORAR DIFERENTES TEXTURAS.
  • DESENVOLVER A ATENÇÃO.
  • AMPLIAR O VOCABULÁRIO. 
  • EXPRESSAR-SE PERANTE O GRUPO DE FORMA LIVRE.


ATIVIDADES PROPOSTAS



👉PARA REALIZAR ESTA ATIVIDADE, VOCÊ PRECISARÁ DA AJUDA DE SEUS FAMILIARES. 


ORIENTAÇÕES AOS PAIS: COLOQUEM DENTRO DE UM SACO (QUE NÃO SEJA TRANSPARENTE) DE CINCO A SEIS BRINQUEDOS OU OBJETOS PEQUENOS, COMO: UM CARRINHO, UMA BALA, UM BOTÃO, UMA CANETA, UM PEDACINHO DE TECIDO, UMA LIXA DE UNHA. 


1º EXPERIMENTO – SOLICITE QUE SEU FILHO TOQUE EM CADA UM DOS OBJETOS, SEM TIRÁ-LOS DE DENTRO DO SACO, E QUE, SEM OLHAR, TENTE ADIVINHAR O QUE É. 

PEÇA PARA QUE COMPARTILHE, ORALMENTE, SUAS EXPERIÊNCIAS, CONTANDO QUAIS FORAM OS OBJETOS DESCOBERTOS, AS TEXTURAS SENTIDAS E AS SENSAÇÕES. 




4º MOMENTO


ASSUNTO

 

  • ATIVIDADE PSICOMOTORA   

 

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA

  • CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS 
  • O EU, O OUTRO E O NÓS

 

OBJETIVOS

 

  • EXERCITAR A COORDENAÇÃO MOTORA.
  • EXERCITAR O MOVIMENTO DE PINÇA. 
  • MANUSEAR DIFERENTES MATERIAIS.
  • ESTABELECER RELAÇÕES DE ESPAÇO. 

 

ATIVIDADES PROPOSTAS

 

👉ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR E BRINQUE DA DANÇA DO DESAFIO

NESTA DANÇA, VOCÊ DEVERÁ APONTAR CADA UMA DAS PARTES DO CORPO, CONFORME A MÚSICA SOLICITAR. 

 




👉AGORA, VOCÊ PRECISARÁ DE ALGUNS GRÃOS DE DIFERENTES TIPOS E CORES E UMA FORMINHA DE GELO OU ALGUM OUTRO RECIPIENTE COM DIVISÓRIAS. 

 

VOCÊ CARREGARÁ UM GRÃO POR VEZ, SEPARANDO-OS NOS ESPAÇOS QUE TIVER. MAS, ATENÇÃO! VOCÊ DEVERÁ FAZER O MOVIMENTO ADEQUADO DE PINÇA!


DEPOIS, CONTE AOS SEUS FAMILIARES COMO VOCÊ ORGANIZOU SEUS GRÃOS, QUAL TIPO DE GRÃO VOCÊ TINHA EM MAIOR OU MENOR QUANTIDADE E COMO ERA A TEXTURA DE CADA UM DELES. 



5º MOMENTO


ASSUNTO 


  • GINCANA DAS CORES E TEXTURAS


CAMPOS DE EXPERIÊNCIA

 

  • CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS 
  • ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES


OBJETIVOS


  • EXPLORAR DIFERENTES TEXTURAS.
  • DESENVOLVER A ATENÇÃO.
  • AMPLIAR O VOCABULÁRIO. 
  • EXERCITAR A ATENÇÃO.


ATIVIDADES PROPOSTAS


👉CONVIDE SEUS FAMILIARES PARA UMA GINCANA!


NESTA GINCANA, UM DOS PARTICIPANTES SOLICITARÁ ELEMENTOS QUE TENHAM DETERMINADA CARACTERÍSTICA E DEVEM SER TRAZIDOS E APRESENTADOS AOS DEMAIS. 

EXEMPLOS DE CARACTERÍSTICAS DOS ITENS QUE PODEM SER SOLICITADOS: ALGO MOLE, MACIO, ÁSPERO, LISO, AZUL, DURO, ELÁSTICO, VERMELHO E LARANJA.

BOA GINCANA!



AULA ESPECIALIZADA


PRÉ I A

 

11H20 – INGLÊS

 


ATIVIDADE PARA SER REALIZADA COM A FAMÍLIA - MOMENTO ASSÍNCRONO.

 


6º MOMENTO


ASSUNTO


  • BRINCADEIRA: MÍMICA



CAMPOS DE EXPERIÊNCIA


  • CORPO, GESTO E MOVIMENTO
  • O EU, O OUTRO E O NÓS



OBJETIVOS


  • DESENVOLVER A IMAGINAÇÃO E A CRIATIVIDADE POR MEIO DE BRINCADEIRAS.
  • DESENVOLVER A ATENÇÃO. 

 

ATIVIDADES PROPOSTAS

 

👉NA SEMANA PASSADA, DURANTE A AULA, VOCÊ BRINCOU DE MÍMICA. AGORA, CONVIDE SEUS FAMILIARES PARA QUE BRINQUEM DE MÍMICA COM VOCÊ!


HOJE, O TEMA SERÁ ANIMAIS! CADA PESSOA QUE PARTICIPAR DA BRINCADEIRA DEVERÁ PENSAR EM UM ANIMAL PARA REPRESENTAR, FAZER GESTOS! OS DEMAIS PARTICIPANTES DEVERÃO TENTAR DESCOBRIR QUAL ANIMAL ESTÁ SENDO REPRESENTADO. 

LEMBRE-SE DE QUE, NO JOGO DE MÍMICA, QUEM ESTÁ REPRESENTANDO NÃO PODE FALAR!

DIVIRTAM-SE!